30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Sexta, 20 de outubro de 2006, 08h21  Atualizada às 09h02

30ª Mostra de SP abre com festa e cineastas famosos

Marcelo Pereira/Terra

Walter Salles curte agito da abertura da 30ª Mostra de SP
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo abriu oficialmente na noite desta quinta-feira em um evento para convidados no auditório do Parque Ibirapuera. Cineastas famosos como: Walter Salles, Hector Babenco, Bruno Barreto, Daniela Thomas e Arnaldo Jabor prestigiaram a abertura.

Veja a foto ampliada!
Veja mais fotos!
Veja programação completa!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

"A Mostra de São Paulo é o melhor festival do Brasil e um dos melhores do mundo", afirmou Bruno Barreto antes da cerimônia. "Falar desta mostra é falar do óbvio. Vi a Mostra nascer e cresci com ela. Acho que é uma das melhores coisas do Brasil", elogiou Hector Babenco.

O organizador da Mostra, Leon Cakoff, a diretora de programação do evento, Renata de Almeida, e o jornalista e apresentador Serginho Groisman comandaram a abertura do festival de cinema, apresentando os patrocinadores e autoridades presentes.

"É maravilhoso ver o resultado deste evento e ver que o brasileiro é receptivo a outras culturas. Cheguei aqui numa situação de flagelo com a minha família e fui muito bem recebido. Estou falando de improviso e realmente estou muito emocionado", disse Cakoff.

O secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Batista de Andrade, representou o governador Cláudio Lembo na cerimônia. "Essa mostra é muito importante para a cultura cinematográfica brasileira. Ela é importante como formadora de público", afirmou ele. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também esteve presente.

Após os discursos, os convidados assistiram ao curta Eu Quero Ser Piloto, do espanhol Diego Quemada-Diez (operador de câmera em O Jardineiro Fiel). O curta fala sobre a cruel infância no Quênia, por meio do jovem Omondi, 12 anos, cujo sonho é ser piloto e voar para bem longe da realidade que o cerca.

O longa Os Estados Unidos Contra John Lennon fechou a noite de cinema. A produção mostra a transformação do ex-Beatle em um ativista pela paz e traça um paralelo do cenário mundial na época do músico com o atual.

Depois, os convidados deixaram o Ibirapuera e seguiram para a festa da Mostra, realizada em uma boate da zona Oeste de São Paulo.

Redação Terra