30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Sexta, 20 de outubro de 2006, 08h22  Atualizada às 09h07

Documentário sobre John Lennon "inaugura" 30ª Mostra

Divulgação

O documentário mostra a luta de John Lennon pela paz
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi aberta oficialmente, na noite desta quinta-feira, em uma sessão de cinema para convidados. O documentário Os Estados Unidos Contra John Lennon foi o filme escolhido para a "inauguração", e foi exibido após o curta Eu Quero Ser Piloto.

Assista ao trailer!
Confira a programação!
Veja fotos dos filmes!
Assista a trailers inéditos!

O documentário, de David Leaf e John Scheinfeld, mostra a transformação do ex-Beatle em um ativista pela paz e traça um paralelo do cenário mundial na época do músico com o atual.

"De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria", afirmou Yoko Ono, viúva do músico.

O longa, que foi exibido no Festival de Veneza deste ano, utiliza imagens televisionadas inéditas e clipes de noticiários exibidos agora pela primeira vez em décadas.

Com 100 minutos, o documentário mostra a turbulência dos EUA no final dos anos 1960 e início da década de 1970.

Nessa época, John Lennon começou a falar cada vez mais alto contra a injustiça, a guerra e a favor da paz. A partir daí, o músico começou a ser espionado pelo FBI e teve que lutar contra as autoridades de imigração dos EUA que tentaram deportá-lo nos anos 1970.

Os Estados Unidos Contra John Lennon traça paralelos claros entre a administração de Richard Nixon e a do presidente George W. Bush e também entre as guerras do Vietnã e do Iraque.

Mas Yoko Ono disse, em entrevista, que os cineastas passaram dois anos trabalhando no filme, de modo que o timing (época) do lançamento seria apenas algo como "um milagre que lhes foi concedido".

Redação Terra