30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Sábado, 21 de outubro de 2006, 11h30 

Volver e Babel são os destaques da Mostra neste sábado

Divulgação

Brad Pitt está no elenco do premiado Babel
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe neste sábado dois filmes premiados no último Festival de Cannes. O mexicano Babel, de Alejandro Iñárritu, e o espanhol Volver, de Pedro Almodóvar.

Veja programação da Mostra!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

Fiel ao seu estilo de misturar várias histórias, Iñárritu (de Amores Brutos e 21 Gramas) atinge o auge de sua forma com Babel, que venceu o prêmio de melhor diretor em Cannes.

Contando, mais uma vez, com um roteiro de autoria do talentoso Guillermo Arriaga, o diretor mexicano arma uma sólida arquitetura dramática a partir de um incidente no Marrocos.

Um camponês vende a outro um rifle de caça. Seus filhos pequenos, pastores de cabras, Ahmed (Said Tarchani) e Yussef (Boubker Ait El Caid), acabam usando a arma. Testando o alcance da pontaria, atingem à distância uma turista americana, Susan (Cate Blanchett), que viajava num ônibus com o marido Richard (Brad Pitt), numa viagem de reconciliação.

O incidente deflagra uma caçada policial que procura terroristas numa região onde eles não existem. A violência policial explode aqui e também num outro canto do mundo, na fronteira entre México e EUA, onde a babá dos filhos do casal americano, Amelia (Adriana Barraza) passa maus momentos por ter resolvido levar as duas crianças ao casamento de seu filho, do outro lado da fronteira, sem ter os documentos dos meninos.

A outra ponta misteriosa da história está no Japão, onde mora um viúvo (Koji Yakusho) que sofre com o distanciamento da filha adolescente e surda-muda, Chieko (Rinko Kikushi).

Almodóvar volta a temas femininos
Com o filme Volver, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar venceu dois troféus em Cannes: melhor roteiro e melhor atriz, um prêmio que, de maneira inédita, foi dividido entre as seis atrizes do elenco (Penélope Cruz, Carmem Maura, Bianca Portillo, Chus Lampreave, Yohanna Cobo e Lola Dueñas).

Deixando para trás o universo eminentemente masculino de seu último filme, Má Educação, Almodóvar volta aos temas femininos que marcam boa parte de sua obra.

assumidamente, o diretor também retorna às sua raízes, à aldeia, à infância e à lembrança de sua mãe.

Almodóvar volta a revelar as influências de outros diretores que marcaram seu cinema, especialmente do cinema italiano.

A personagem de Penélope Cruz é inspirada em Sophia Loren, tanto no seu visual (o penteado e o figurino), quanto na personalidade elétrica e sexy. Centro da energia do filme, atriz transforma-se, até fisicamente sob a direção de Almodóvar.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.