30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Quarta, 25 de outubro de 2006, 09h37 

Filme iraniano premiado fala sobre futebol na Mostra

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O veterano diretor iraniano Jafar Panahi (premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2000 por O Círculo) volta a abordar um tema feminino. Em seu novo filme, Fora de Jogo, que venceu o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim 2006, ele mostra a absurda situação das mulheres daquele país que continuam proibidas por lei de assistir a um simples jogo num estádio de futebol.

Veja programação da Mostra!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

O longa tem sua última exibição na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta quarta-feira, às 18h20, no Cine Bombril 2.

As quatro personagens do filme são garotas que pintam o rosto, escondem o cabelo embaixo de bonés e fazem de tudo para disfarçar-se, tentando fazer-se passar por homens. Todo o esforço é para ver o jogo final das eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, onde o Irã enfrentava o Kuweit.

Todas elas, porém, são descobertas pelo rígido controle policial e colocadas numa área cercada, fora do estádio, à espera do carro que as levará à delegacia.

Toda a energia da história concentra-se nas discussões entre as garotas e os soldados que as vigiam, como um rapaz de origem camponesa (Mohamad Kheirabad), que morre de medo de ser punido e ter de permanecer no exército.

Nessas conversas, coloca-se em xeque todo o absurdo da discriminação às mulheres de uma forma aberta e bem-humorada, que não deixa de expor o quanto os homens também são prejudicados pela situação.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.