30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Quinta, 26 de outubro de 2006, 09h29  Atualizada às 10h16

Manoel de Oliveira revisita Buñuel em "Sempre Bela"

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Em seu novo filme, Belle Toujours - Sempre Bela, o diretor português Manoel de Oliveira retoma, quase 40 anos depois, A Bela da Tarde, o grande sucesso de 1967 do espanhol Luis Buñuel e do roteirista Jean-Claude Carrière.

Confira a programação completa!
Veja fotos dos principais filmes!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

O cineasta não conseguiu a adesão da atriz francesa Catherine Deneuve, a protagonista original. Escalou uma outra atriz francesa, Bulle Ogiers, para o papel de Sévérine Serizy, a rica burguesa que traía secretamente o marido, passando as tardes em um prostíbulo.

Em compensação, Oliveira atraiu o francês Michel Piccoli, que refaz seu papel original, Henri Husson, um amigo da família que sabe o segredo de Sévérine. Neste filme surpreendentemente enxuto (com apenas 1 hora e 10 minutos de duração), o mestre português de 97 anos arma uma trama de suspeita e vingança.

Husson vê Sévèrine por acaso uma noite, num concerto. Ela o percebe, mas foge dele. Depois de procurar por sua pista, ele tem a sorte de contar com a indiscrição de um garçom (Ricardo Trêpa), e descobre o endereço da mulher.

A partir daí, esforça-se para encontrá-la num jantar. Ela, porém, mudou muito, física e espiritualmente. Tudo o que Sévèrine quer saber é se Husson contou ou não ao marido, que já morreu e era seu grande amigo, que a mulher o traía.

O filme será exibido nesta quinta (26), às 16h50, no Arteplex 1; no sábado (28), às 16h10, no Cine Bombril 1; na próxima quarta (1/11), às 18h30, no Reserva Cultural 2; e na quinta (2/11), às 18h, no Memorial da América Latina. Quem quiser ver ou rever o filme original, A Bela da Tarde, também será exibido dentro da programação da Mostra, nesta quinta (26), às 13h, no Arteplex 1.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.