30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Domingo, 29 de outubro de 2006, 09h12 

Música vira resistência política no mexicano O Violino

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O drama mexicano O Violino, destaque do domingo na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, traz a música como símbolo de resistência frente às adversidades políticas no México dos anos 1970.

Veja programação da Mostra!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

Premiado nos festivais de Cannes e Gramado, o filme tem como personagem central um homem com nome de filósofo grego, Plutarco, que mesmo sem uma das mãos é um exímio violinista. Seu talento musical será fundamental na hora de infiltrar-se num acampamento militar.

Plutarco e sua família fazem parte de um grupo de guerrilheiros que lutam contra o regime de opressão. No entanto, parte do grupo foi preso pelos militares, inclusive a mulher do filho do violinista. A relação entre o personagem e um capitão é tensa e ao mesmo tempo terna, pois os dois dividem a paixão pela música.

Filmado inteiramente em preto-e-branco e com estilo próximo ao documental, o diretor e roteirista Francisco Vargas não faz concessões, criando um filme em que mistura crueldade e sonho. Algumas vezes, um quê de realismo mágico invade a trama em histórias contadas pelos personagens.

O ator principal é músico profissional, mesmo tendo perdido a mão aos 13 anos de idade.

O filme tem sessões na Mostra neste domingo, às 17h20, no Unibanco Arteplex; na segunda-feira, às 21h10, na Sala Uol; na terça, às 21h, no Memorial da América Latina; e a última será na quarta, às 19h, na FAAP.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.