30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Domingo, 29 de outubro de 2006, 09h14  Atualizada às 11h05

Walter Salles está em filme coletivo "Paris, Te Amo"

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O filme coletivo Paris, Te Amo, estréia deste domingo na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é uma produção francesa que tem um de seus 18 segmentos dirigido pelos brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas.

Veja programação da Mostra!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

Neste projeto, diretores de todo o mundo foram convidados por produtores franceses para filmar uma história de amor em cinco minutos, que teria necessariamente de ambientar-se em algum lugar de Paris. Ao final, todos os episódios foram montados num único longa.

É surpreendente como a montagem final ¿ supervisionada por Simon Jacquet e Frédéric Auburtin ¿ assegurou um resultado final equilibrado, alternando momentos dramáticos, cômicos e fantásticos num ritmo fluente.

No episódio dos diretores brasileiros, Longe do 16º, a atriz colombiana Catalina Sandino Moreno (indicada ao Oscar em 2005 por sua atuação em "Maria Cheia de Graça") é uma babá, moradora da periferia de Paris.

Ela vive a angústia de deixar para trás seu próprio bebê aos cuidados de outros numa creche, enquanto trabalha num bairro nobre ¿ o 16o distrito de Paris ¿ justamente cuidando do filho do patrão. O amor escolhido pelos diretores brasileiros, assim, foi o amor materno.

Durante o Festival de Cannes, em maio último, quando "Paris, Te Amo" abriu a prestigiada mostra paralela Un Certain Regard, o episódio de Salles e Thomas foi apontado como um dos melhores pelo crítico Jean-Philippe Guerand, da revista "Le Film Français".

Há outros segmentos muito interessantes, como é o caso do hilariante "Tuileries", dos americanos Joel e Ethan Coen. O protagonista é um turista americano (Steve Buscemi) que, sem querer, envolve-se na discussão de um casal de namorados numa estação de metrô.

"Parc Monceau", do mexicano Alfonso Cuarón ("Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"), encena o encontro entre um velho (Nick Nolte) e uma jovem (Ludivine Sagnier, de "Oito Mulheres"), dando várias pistas falsas sobre qual é, realmente, o relacionamento entre estes dois personagens.

"Quartier Latin" tem roteiro de autoria da veterana atriz americana Gena Rowlands e direção dos franceses Gérard Depardieu e Frédéric Auburtin. Gena e Ben Gazzara interpretam um casal que sai para jantar depois de ter assinado seu divórcio, tendo uma conversa que desenterra velhas mágoas.

Outros diretores envolvidos em "Paris, Te Amo" são os americanos Gus Van Sant e Wes Craven, o alemão Tom Tykwer e o japonês Nobuhiro Suwa. O filme é exibido na Mostra neste domingo, às 21h, no Arteplex 1; na segunda, às 18h50, na Sala Uol; na terça, às 20h, no Unibanco 3; e na quarta, às 18h, no Cine Bombril 1.

(Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira, do Cineweb)

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.