30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Segunda, 30 de outubro de 2006, 14h35  Atualizada às 14h59

Filme chinês vencedor de Leão de Ouro é destaque da Mostra

Neusa Barbosa e Alysson Oliveira
Reuters

O diretor Jia Zhang-Ke com o Leão de Ouro em Veneza
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2006, o chinês Still Life, de Jia Zhang-Ke, é um dos principais destaques da programação desta segunda-feira, na 30ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Veja programação completa!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

O diretor Zhang-Ke, aliás, vem se mostrando um dos principais talentos da nova geração de cineastas chineses, a partir de filmes como Plataforma (2000) e O Mundo (2004) - sendo que este último não foi distribuído comercialmente ainda no Brasil, apesar de ter sido sucesso de crítica e público na Mostra de São Paulo em 2005.

Neste novo filme, Zhang-Ke desenvolve uma história ficcional que parte de um fato verídico: o deslocamento de milhares de pessoas para a construção da gigantesca represa das Três Gargantas, no rio Yangtse, na China.

Duas histórias correm em paralelo. A primeira é a de um ex-mineiro de carvão (Han Sanming) que volta à cidade de Fengtje depois de uma ausência de 16 anos. Está procurando a mulher e a filha, que ele foi forçado a abandonar.

Revelando os detalhes aos poucos, com muita delicadeza, o diretor permite ao público descobrir os segredos por trás da partida do homem - que envolve a compra de uma noiva, um fenômeno ainda muito comum na China mesmo nos dias atuais.

A outra história é a da jovem Shen (Zhao Tao, atriz habitual do diretor), que também procura seu marido, desaparecido há dois anos. Ela quer o divórcio e recomeçar uma nova vida.

A partir destas duas tramas, o filme revela o duro cotidiano dos trabalhadores da China, explorados, mal pagos e sem direitos trabalhistas, consumidos numa economia que hoje é uma das de maior crescimento do mundo.

Still Life mostra-se interessado em discutir o preço deste impressionante milagre econômico, num enfoque humanista.

O filme será exibido nesta segunda, às 19h40, no Espaço Unibanco 3. E será reapresentado na terça, às 17h30, no CineSesc.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.