30ª Mostra Internacional de SP

30ª Mostra Internacional de SP

Terça, 31 de outubro de 2006, 08h29  Atualizada às 13h46

Comédia Crazy segue família no Canadá dos anos 1970

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A comédia Crazy - Loucos de Amor, um dos filmes mais premiados no Genie Awards, espécie de Oscar canadense, é um dos destaques da programação de terça-feira da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Naquela premiação, levou as estatuetas de melhor filme, diretor e roteiro, entre outros.

Confira a programação completa!
Veja fotos dos principais filmes!
Assista a trailers inéditos!
Fotos: destaques do cinema!

O personagem central da comédia nasceu no dia de Natal de 1960. Zac, interpretado na maior parte do filme por Marc-André Grondin, aparentemente tem o dom sobrenatural de curar queimaduras de parentes e amigos. Essa atmosfera meio onírica, meio surreal, é o que dá o tom ao filme.

Leve e despretensioso, Crazy acompanha duas décadas na vida de uma família cheia de problemas. Zac é o favorito do pai, mas esconde sua própria suspeita de que é atraído por outros homens. Já seus irmãos são verdadeiros estereótipos ambulantes: o roqueiro drogado, o atleta, o intelectual e o pestinha.

Zac, por sua vez, também se encaixa num padrão: o filho-problema. Quando seu pai o descobre homossexual, a posição privilegiada do garoto na família muda. Ele passa a ser o saco de pancadas, o bode expiatório. Crazy segue a vida desses personagens ao longo dos anos, seus momentos de ternura e brigas.

A grande qualidade do filme é que ele faz com que seu público realmente possa transportar-se para os conturbados anos 1970 que, no Canadá, foram mais tranquilos do que em outras partes do mundo. A direção de arte e figurino reproduzem o visual da época, mas sem exageros.

Já a trilha sonora é o grande combustível desta viagem no tempo. De David Bowie, com sua Space Oddity, e Patsy Cline, e sua Crazy, tudo se encaixa perfeitamente para criar o clima das cenas. Música, aliás, tem um papel fundamental na vida da família. Para o pai, a música está no sangue dos seus filhos, é um dom.

A última sessão na Mostra acontece nesta terça-feira, às 19h, no Cinemark Santa Cruz. A estréia comercial do filme no Brasil está prevista para novembro.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.