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'À Procura de Eric': comédia que une futebol e política

21 out 2009 - 15h34
(atualizado às 16h20)
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São cerca de 400 filmes, vindos das mais distantes e obscuras partes do globo e realizados dentro de diferentes formatos, gêneros e grau de comunicação com o público, espalhados por um circuito formado por 17 salas de cinema. Mas quem terá o privilégio de dar o pontapé inicial da 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, quinta-feira, em sessão para convidados, é uma deliciosa comédia que mistura futebol e realismo social (inglês).

Eric Cantona interpreta ele mesmo no filme
Eric Cantona interpreta ele mesmo no filme
Foto: Divulgação
À Procura de Eric

, é um gol de placa do diretor Ken Loach que tem seus pontos fortes no otimismo do roteiro e na figura do jogador de futebol Eric Cantona, coprodutor do filme.

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"Abrir com um filme mais leve do Ken Loach é como um antídoto para os tempos de crise. É uma história que prega a união, a generosidade e faz a gente repensar um monte de ideias preconcebidas, e até mudá-las", justifica Renata Almeida, codiretora da maratona paulista.

Petardo Antibelicista

A história de Eric Bishop (Steve Evets), um carteiro socorrido na crise de autoestima por alucinações com o jogador francês, o grande herói do personagem, abre o meio de campo para uma programação que está mais para o cool, em contraste com a dieta pop normalmente oferecida pelo Festival do Rio. A grade paulista inclui títulos mais ou menos óbvios, de fácil assimilação pelo público, como O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, de Terry Gilliam, o último filme do ator Heath Ledger (1979-2008), e Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar, mas também se esforça para cobrir cinematografias menos visíveis, as do Azerbaijão, Irã, Grécia, Áustria, Sérvia e Israel.

Entre estes últimos, estão boas surpresas da temporada, como Lebanon, do estreante israelense Samuel Maoz, um potente petardo antibelicista que venceu o Festival de Veneza, em setembro. Ainda no âmbito das produções avalizadas por festivais estrangeiros, está o austríaco A Fita Branca, de Michael Heneke (A Professora de Piano), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Autor da impressionante fotografia em preto-e-branco do filme, Christian Berger, colaborador de Haneke, virá à Mostra para realizar uma oficina sobre a arte de iluminar sets.

Outra presença confirmada é da atriz francesa Fanny Ardant, que virá apresentar Cendres et sang, seu primeiro trabalho como diretora. A Mostra de 2009, que se encerra em 5 de novembro, também abrigará retrospectivas do grego Theo Angelopoulos e do produtor e diretor italiano Gian Vittorio Baldi. Ambos estarão em São Paulo para a homenagem.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
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