PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Diretora e ex-modelo conversa com o Terra sobre cinema e Brasil

30 out 2009 - 17h27
Compartilhar

Rie Rasmussen ama o Brasil. A ex-modelo, atriz e agora cineasta dinamarquesa não consegue, e não intenciona, disfarçar que é apaixonada pelo país que, segundo ela, "pode ensinar ao mundo sobe viver melhor." Convidada pela Mostra Internacional de São Paulo para apresentar Human Zoo, seu primeiro longa-metragem como diretora e roteirista, Rasmussen conversou com o Terra sobre sua carreira no cinema e revelou que pretende transformar seu amor pelo Brasil em um documentário.

» Cancelada vinda de Amos Gitai para Mostra de São Paulo

» Diretor debate papel da mídia com 'O Abraço Corporativo'

Depois de trazer seu filme para o Festival Rio 2009, Rasmussen esteve presente na primeira exibição de Human Zoo em São Paulo, na última quarta-feira (28), e embora esteja voltando para Los Angeles, onde mora, a jovem diretora anuncia que, muito em breve, estará de volta ao Brasil: "Passarei o Natal aqui, volto em janeiro e espero vir também para o Carnaval". Tal freqüência pelas bandas de cá se deve não apenas a afinidade entre Rasmussen e o país, como a um projeto dela em filmar um documentário sobre as virtudes nacionais, leia-se, o comportamento que ela chama de "divertido e orgânico".

Mas como trabalho concreto mesmo, Rasmussen tem agora o fim da divulgação de Human Zoo. O filme, escrito, dirigido e atuado por ela, conta a história de Adria Shala (Rie Rasmussen) uma garota sérvio-albanesa que é vista em dois momentos de sua vida: quando precisa enfrentar a guerra armada em Kosovo e, em outro tempo, passando pelas idas e vindas de um romance na cidade de Marsellha, na França.

A familiaridade de Rasmussen com o tema é explicada pela cineasta: "Minha irmã adotiva é vietnamita e sua chegada na família aconteceu depois que ela conseguiu fugir de Moscou, onde a primeira mãe dela foi vendida para o tráfico sexual."

A primeira exibição de Human Zoo aconteceu no Festival de Berlim deste ano e, embora o filme tenha sido muito bem recebido pela crítica e pelo público, a experiência da primeira estreia diante de uma grande audiência não foi lá das mais felizes para Rasmussen. Por problemas com a produtora do longa, a equipe teve vários problemas com os rolos do filme e, por pouco, a exibição quase não acontece. "Foi muito estressante e bem difícil fazer um filme com uma companhia como essa." A produção do filme foi feita pela Europa Corp., em parceira com Canal+ e a Sofica Europacorp.

Rasmussen diz que, com seu retorno agora a Los Angeles, voltará a ficar disponível para atuar em outros filmes. No currículo, a ex-modelo tem uma rápida participação em Femme Fatale (2002), de Brian de Palma, foi protagonista de Angel-A (2005), de Luc Besson e já dirigiu dois curtas-metragens, sendo o primeiro deles, Thinning the Herd, indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2004.

Rie Rasmussen no set de 'Human Zoo'
Rie Rasmussen no set de 'Human Zoo'
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade