Cinema

publicidade
07 de dezembro de 2013 • 20h38 • atualizado em 07 de Dezembro de 2013 às 22h07

'A Grande Beleza' leva prêmio de melhor filme europeu

 

O filme italiano A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, levou o prêmio de melhor filme do ano da Academia de Cinema Europeu, além dos correspondentes ao melhor diretor e melhor ator, que foi para Toni Servillo, em uma festa na qual o diretor espanhol Pedro Almvodóvar foi agraciado com um prêmio de honra por sua contribuição ao cinema.

A festa do cinema europeu terminou com três importantes prêmios para esse filme, que recria através dos olhos de um jornalista de que repensa sua vida e se passa em Roma.

Servillo foi agraciado com o prêmio de melhor interpretação masculina, enquanto a jovem atriz belga Veerle Baetens, foi premiada como melhor atriz com The Broken Circle Breakdown.

O francês François Ozon levou o prêmio de melhor roteiro por Dentro da Casa, que dedicou ao autor da peça teatral em que foi inspirado, Juan Mayorga.

A Grande Beleza fez com que Paolo Sorrentino levasse o prêmio correspondente ao melhor diretor, enquanto o prêmio de melhor estreia foi para o alemão Oh Boy, de Jan Ole Gerster.

A festa teve dois grandes homenageados, o espanhol Almodóvar, que ganhou o prêmio de honra por sua contribuição ao cinema mundial, assim como a atriz francesa Catherine Deneuve, que recebeu outro pelo conjunto de sua carreira.

A festa do cinema europeu chegou assim a sua 26ª edição, com uma cerimônia realizada em Berlim, na sede da Academia, fundada em 1989 por Wim Wenders e outros cineastras europeus, como alternativa para o Oscar.

EFE