1 evento ao vivo

"Poderoso" nos cinemas, ator Al Pacino completa 73 anos

Nascido em Nova York, ator ficou famoso por papéis na trilogia 'O Poderoso Chefão' e 'Scarface'

25 abr 2013
10h18
atualizado às 12h30
  • separator
  • 0
  • comentários

O ator Al Pacino completa 73 anos nesta quinta-feira (25) e tem em seu currículo uma lista de filmes e personagens de causar inveja em seus companheiros de profissão, inclusive nos veteranos. Norte-americano nascido em Nova York no ano de 1940, Pacino já atuou em 41 longa-metragens, sem contar com próximos quatro, que ainda não chegaram aos cinemas.

Depois de fazer a sua estreia como ator em 1968, em um episódio da série N.Y.P.D., Pacino não parou mais de atuar. No cinema, ele apareceu pela primeira vez em 1969, em Uma Garota Avançada (Me, Natalie), de Fred Coe, na pele de Tony. Como protagonista, no entanto, ele emergiu com Os Viciados (The Panic in Needle Park), de 1971, ao lado de Kitty Winn, em uma trama que retratava um grupo de viciados em heroína.

Mas o papel que o levou a disputar seu primeiro Oscar foi como Michael Corleone, filho mais novo de Don Vito Corleone (Marlon Brando), em O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola. Na ocasião, ele concorreu à estatueta de melhor ator coadjuvante, mas quem acabou levando o prêmio foi Joel Grey, do filme Cabaret.

<p>Al Pacino como Michael Corleone</p>
Al Pacino como Michael Corleone
Foto: Divulgação

Depois de muitos protagonistas, personagens de destaque e indicações ao Oscar, Pacino atuou em outro papel que marcaria a sua carreira: Tony Montana, de Scarface, lançado em 1983 e dirigido por Brian De Palma. No entanto, ele, que interpretou um imigrante cubano na trama, não agradou à Academia e o filme ficou fora da disputa pela estatueta.

Nove anos depois, Pacino finalmente ganharia o Oscar de melhor ator. Como o deficiente visual Lieutenant Colonel Frank Slade, de Perfume de Mulher (1992), ele conquistou a crítica e saiu na frente de grandes nomes que disputavam a categoria: Clint Eastwood (Os Imperdoáveis), Denzel Washington (Malcolm X), Robert Downey Jr. (Chaplin) e Stephen Rea (Traídos pelo Desejo).

Navegue pela galeria e conheça todos os personagens que Al Pacino viveu no cinema.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade