PUBLICIDADE

"Birdman" leva prêmio de melhor elenco do sindicato dos atores de Hollywood

26 jan 2015 - 11h53
Compartilhar

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", um filme satírico sobre como agir no mundo implacável do show business, ganhou os principais prêmios da associação de atores de Hollywood (o Screen Actors Guild), em uma importante demonstração de apoio à sua trajetória para o Oscar de melhor filme.

Elenco de "Birdman" posa com prêmio SAG em Los Angeles. 25/01/2015
Elenco de "Birdman" posa com prêmio SAG em Los Angeles. 25/01/2015
Foto: Mike Blake / Reuters

Os atores de "Birdman" foram escolhidos como o melhor elenco de filme pelo SAG um dia depois de seu diretor, o mexicano Alejandro G. Iñárritu, ter sido premiado pela associação dos produtores de cinema de Holywood.

Embora o prêmio SAG de melhor elenco nem sempre se traduza na conquista do Oscar de melhor filme, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, ele indica que os atores, o maior bloco de eleitores do Oscar, favorecem esse filme em detrimento de outro forte concorrente, "Boyhood – da Infância à Juventude".

Michael Keaton, cuja própria trajetória irregular na carreira espelha as agruras do protagonista de "Birdman", Riggan Thomson, disse que tinha certeza de que os cerca de 100.000 membros do SAG encontrariam uma alma gêmea no filme.

"Acho que os atores amaram esse filme por mostrar a coragem que os atores tiveram, de ir lá fora e dizer toda a verdade", disse Keaton. "Acho que é por isso que, respeitosamente, eles os viram como um grupo que merecia ganhar o prêmio."

"Birdman" pode consolidar a sua condição de favorito para o Oscar, marcado para 22 de fevereiro, se levar o prêmio principal da associação dos diretores, dentro de duas semanas.

Os prêmios individuais do SAG foram para os quatro artistas que ganharam Globos de Ouro há duas semanas: Julianne Moore, Eddie Redmayne, Patricia Arquette e JK Simmons.

Membros do SAG valorizaram os desempenhos de dois atores que interpretaram personagens com doenças graves.

Moore ganhou como melhor atriz por seu papel de uma mulher com Alzheimer precoce em "Para Sempre Alice", enquanto o ator britânico Redmayne levou o prêmio de melhor ator por sua interpretação do físico Stephen Hawking, incapacitado por doença neurológica, em "A Teoria de Tudo".

Poucos dias atrás, "Boyhood", do diretor Richard Linklater, era tido como um dos favoritos para o Oscar de melhor filme em razão do aumento do apoio na Academia para seu persistente projeto: filmar a vida de um menino de 12 anos com os mesmos atores e com pouco apoio de Hollywood.

Patricia Arquette ganhou o troféu de melhor atriz por seu papel de uma amorosa mãe solteira "em Boyhood", seu primeiro SAG em seis indicações.

"Este pequeno filme não é sobre a pessoa mais excepcional na Terra... este filme é sobre seres humanos e levar a vida real para a tela", disse a atriz nos bastidores.

Simmons, um ator com um longo currículo na televisão e no cinema, foi homenageado pelo papel de um intenso professor de música de um jovem baterista de jazz no filme independente, "Whiplash – Em Busca da Perfeição".

Nos prêmios de televisão, foi uma noite particularmente forte para a Netflix.  "Orange is the New Black" ganhou como melhor elenco de comédia e melhor atriz para Uzo Aduba.

Kevin Spacey levou o prêmio de melhor ator em série dramática pelo thriller político "House of Cards".

Mas também foi uma grande noite para reconhecer a diversidade em Hollywood, um tema muito debatido nesta temporada de premiações. Atrizes negras conquistaram dois dos principais prêmios.

Além de Uzo, Viola Davis ganhou como melhor atriz em série dramática no papel de uma advogada em "How to Get Away with Murder".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade