61º Festival de Cannes

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Segunda, 26 de maio de 2008, 15h17 Atualizada às 16h25

Dennis Hopper representa a morte em novo filme de Wim Wenders

A morte é uma presença pesada que se faz sentir no novo filme do diretor alemão Wim Wenders, Palermo Shooting, estrelado pelo norte-americano Dennis Hopper.

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Hopper representa a figura encapuzada da morte que espreita o protagonista - um fotógrafo famoso que procura respostas às perguntas fundamentais da vida durante viagem à cidade italiana de Palermo para fazer uma sessão de fotos de moda.

O filme fez sua estréia no final de semana durante o Festival de Cinema de Cannes, que terminou no domingo.

"Eu estava numa cidadezinha da Sicília, na Itália, e ao abrir os jornais pela manhã me disseram que (o diretor sueco) Ingrid Bergman tinha morrido", Wenders contou a jornalistas.

Ele recordou que na manhã seguinte em Gangi, cidadezinha próxima a Palermo, onde foi rodada boa parte do filme, um policial lhe contou que o cineasta italiano Michelangelo Antonioni também morrera.

Antonioni e Bergman morreram no dia 30 de julho de 2007.

"Escrevi em meu caderno naquela manhã: 'este filme só pode ser dedicado àqueles dois", acrescentou Wenders, cujo filme dividiu a crítica depois de ser exibido para a imprensa em Cannes.

Conhecido sobretudo por seus personagens malucos ou malévolos, Hopper disse que está conformado com sua imagem.

"Acho que é apropriado para a morte e para Dennis Hopper dizerem 'por que sempre me escolhem para o papel do vilão?'", disse Hopper, fazendo referência a uma fala em Palermo Shooting.

O personagem principal do filme, Finn, é representado por Campino, vocalista da banda alemã Die Toten Hosen - uma escolha apropriada para um filme em que se ouve rock do começo ao fim e no qual o músico Lou Reed faz uma ponta.

Finn vive uma vida agitada na Alemanha, mas sonhos perturbadores invadem seu sono e o deixam cada vez mais exausto. Além de questões não resolvidas relativas a sua mãe, que já morreu, Finn corre o risco de macular seu sucesso profissional como fotógrafo de arte conceitual, desperdiçando tempo com sessões de fotos de moda.

A mudança para Palermo e Gangi lhe dá a chance de um novo começo, e as cores quentes do Mediterrâneo formam um contraste com a paisagem fria e sem vida de Duesseldorf.

Ao mesmo tempo em que a perspectiva de um novo amor o anima, Finn é assombrado por visões de um homem misterioso que quase o acaba matando em duas ocasiões.

Wim Wenders recebeu a Palma de Ouro em 1984 por Paris, Texas, mas muitos críticos duvidaram que ele pudesse repetir o feito em 2008, argumentando que o ponto fraco de Palermo Shooting é seu roteiro.

Ecoando as dúvidas de Finn quanto à fotografia de arte e de moda, Dennis Hopper foi indagado se se sente à vontade fazendo filmes independentes, como o de Wenders, e ao mesmo tempo aparecendo em comerciais nos Estados Unidos.

"A verdade é que tenho uma família que precisa ser sustentada, e fazer comerciais é uma maneira lucrativa de garantir isso", disse o ator.

"Atuar me permitiu continuar a fazer fotos e a pintar. Atuar me permitiu viver uma vida cultural."

Reuters

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