PUBLICIDADE

Confira o raio-x do Festival de Cinema de Cannes

Publicidade

A cidade de Cannes, no sul da França, recebe anualmente uma dos maiores mostras de cinema do mundo. Em 2012 o Festival realiza sua 65ª edição. Durante os 12 dias de evento, de 50 longas e 30 curtas-metragens fazem parte da Seleção Oficial, que compreende as obras que integram as mostras Competitiva, Um Certo Olhar e Cinéfondation. O principal prêmio é a Palma de Ouro.

Diferente do Oscar, o evento recebe inscrições de toda parte do mundo. Qualquer realizador, tanto um iniciante como um já reconhecido, pode mandar a sua obra para tentar uma participação no evento. Antes de entrar na programação, cada filme é visto e avaliado por uma equipe de especialistas. Graças ao processo meticuloso, o evento é conhecido por mostrar quais são os futuros grandes cineastas e por ter dado a primeira chance a nomes como Quentin Tarantino e Steven Soderbergh.

Para entrar, no entanto, na competição pela Palma de Ouro, um filme deve ter sido produzido no último ano e nunca ter sido exibido em um festival de cinema internacional ou na internet. O material tem que ser completamente inédito no contexto mundial.

Fonte: Terra
Publicidade