1 evento ao vivo

Documentário cambojano ganha prêmio no festival de Cannes

25 mai 2013
16h40
atualizado às 17h27
  • separator
  • 0
  • comentários

Um documentário usando pequenas figuras de barro para contar a história de como a família do cineasta cambojano Rithy Panh sucumbiu sob o regime do Khmer Vermelho ganhou o prêmio máximo na segunda competição mais importante no festival de cinema de Cannes neste sábado (25).

Rithy Panh disse que o prêmio foi importante para seu país
Rithy Panh disse que o prêmio foi importante para seu país
Foto: Getty Images

L'Imagem Manquante estava entre os 18 filmes que estrearam na categoria Un Certain Regard, criada para incentivar cineastas emergentes e inovadores, ocorrendo de forma paralela à principal competição do festival.

Panh, 49 anos, um cineasta prolífico cujos filmes se concentram na brutalidade no Camboja quando cerca de 1,7 milhão de pessoas foram mortas durante o regime do Khmer Vermelho (1975-79), disse que o prêmio foi importante para seu país.

"Para um país que emergiu de suas dificuldades e anos de guerra, é importante dizer que ainda estamos vivos", disse à Reuters Panh, depois de receber o prêmio em uma cerimônia de tapete vermelho no resort da Riviera Francesa.

O júri liderado pelo diretor dinamarquês Thomas Vinterberg, de Jagten (The Hunt), pelo qual Mads Mikkelsen ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes no ano passado, descreveu o documentário como "um dos mais poderosos filmes que já vi em muitos anos".

O vice-campeão foi Omar, do diretor palestino Hany Abu-Assad, um thriller político envolvendo palestinos que vivem sob ocupação israelense no qual um jovem padeiro, Omar, é torturado pela polícia secreta de Israel para trair seus amigos.

Omar, que foi rodado na Cisjordânia e na cidade árabe-israelense de Nazaré no ano passado, recebeu uma ovação em sua estréia como o primeiro filme totalmente financiado pela indústria de cinema palestino.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/20-cenas-quentes-cinema/iframe.htm" data-cke-704-href="http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/20-cenas-quentes-cinema/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/atores-que-recusaram-papeis/iframe.htm " href=" http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/atores-que-recusaram-papeis/iframe.htm ">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade