PUBLICIDADE

Conheça os principais festivais de cinema do mundo

10 mai 2012 - 20h43
(atualizado às 20h44)
Compartilhar

A produção cinematográfica americana, que alcançou seu auge entre as décadas de 1910 e 1960, na chamada Era de Ouro de Hollywood, divide espaço com produções do resto do mundo hoje em dia.

O Festival de Sundance acontece sempre nas últimas semanas de janeiro
O Festival de Sundance acontece sempre nas últimas semanas de janeiro
Foto: AFP / Divulgação

Isso fica evidente não apenas pela quantidade de novos filmes nas telas, mas também pela grande variedade de festivais que impulsionam a indústria do cinema em todos os pontos do planeta, como Cannes, Veneza, Berlin, San Sebastián, na Espanha, e Mar del Plata, na Argentina.

As cerimônias de premiação, que não passam despercebidas pelos principais meios de comunicação, reúnem celebridades, estimulam a indústria da moda e, principalmente, prestigiam as melhores produções e os melhores profissionais do setor.

Todos esses eventos são classificados em diferentes categorias pela Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF), que estabelece hierarquias de qualidade de acordo com critérios tecnológicos e organizacionais.

Veja as premiações da categoria A, as mais importantes do mundo:

Berlinale

O Festival Internacional de Cinema de Berlin, também conhecido como Berlinale, é um evento de prestígio que acontece na Alemanha desde 1952. Ele conta com grandes personalidades da indústria cinematográfica, como o ator americano Robert De Niro, que foi o presidente do júri em 2011. O prêmio é um Urso de Ouro para o melhor filme e Ursos de Prata para os outros ganhadores. O evento acontece todos os anos, em fevereiro.

Festival de Cannes

O Festival de Cannes é uma das mais importantes premiações do cinema mundial. Ele acontece na cidade litorânea do sul da França desde 1939, quando o ministro da Educação e das Belas Artes francês, Jean Zay, quis criar um evento para rivalizar com o que já acontecia em Veneza. Depois da primeira edição, que contou com a participação de pioneiros do cinema como, Louis Lumière, o festival só voltou a acontecer após a Segunda Guerra, em 20 de setembro de 1946. O Festival de Cannes vai celebrar a sua 65ª edição entre os dias 16 e 27 de maio deste ano.

Festival de Veneza

O festival italiano acontece todos os anos, sempre na primeira semana de setembro, na ilha de Lido, que fica a aproximadamente dez minutos de barco de Veneza e conta com mais de dez quilômetros de praia. Lá fica o Palazzo del Cinema, onde são exibidos os filmes em competição e onde acontece a premiação. A honra máxima é o Leão de Ouro, concedido ao melhor filme.

Festival de San Sebastián

Este festival, que acontece no fim de setembro na cidade basca de San Sebastián, é o evento mais importante da Espanha quando o assunto é cinema - também é o que atrai mais celebridades internacionais. Criado em 1953, ele tem proporcionado o descobrimento de novos talentos que depois são reconhecidos mundialmente pela indústria cinematográfica. San Sebastián foi a primeira premiação a aclamar o diretor Roman Polanski, no início de sua carreira, e também impulsionou as de gente como Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar.

Festival Sundance de Cinema

Conhecido mundialmente, este festival de cinema independente surgiu na década de 1980, quando o ator americano Robert Redforf juntou um grupo de amigos e colegas numa zona rural de Utah para desenvolver projetos de jovens diretores que não conseguiam espaço em Hollywood. Inicialmente, Sundance foi criado como um instituto de cinematografia, mas anos mais tarde, em 1983, Redford sentiu a necessidade de mostrar ao público as criações, organizando o festival. Do evento, que acontece anualmente nas últimas semanas de janeiro, já saíram grandes nomes do cinema contemporâneo, como Quentin Tarantino e os irmãos Cohen.

Prêmios Oscar

Com mais de 5500 membros das áreas dramáticas, técnicas e administrativas da indústria cinematográfica, a maior premiação do cinema mundial acontece anualmente entre o fim de fevereiro e o começo de março em Los Angeles. Desde sua primeira edição, em 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, este evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reúne as maiores estrelas da telona. A cobiçada estatueta de bronze banhada a ouro, que é entregue aos ganhadores, é chamada de Oscar por causa da sua suposta semelhança com o tio de um dos empregados da Academia.

Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata

Inaugurado em 1954 pelo então presidente Juan Domingo Perón, este festival argentino não buscava ser uma competição, mas sim uma mostra internacional da indústria. A Associação de Cronistas Cinematográficos da Argentina assumiu o festival cinco anos depois, transformando-o num festival. Reconhecido pela Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF), o evento aconteceu anualmente até 1970, quando foi interrompido por conta da ditadura no país. O Mar del Plata voltou totalmente renovado em 1966 e continua sendo um dos eventos de gala mais importantes do mundo.

Festival de Cinema de Sitges

Também chamado de Festival Internacional de Cinema da Cataluña, este evento é considerado um dos mais importantes do cinema fantástico. Ele acontece anualmente na cidade costeira de Sitges, conhecida como um centro turístico gay, e premia os melhores da produção internacional do gênero desde 1967. Os principais filmes de terror e do cinema fantástico do mundo passam por esse festival.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade