Cannes 2007

Sites relacionados

Cannes 2007

Quarta, 23 de maio de 2007, 08h13 

Filme sobre ex-espião é acrescentado à mostra de Cannes

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Um documentário sobre Alexander Litvinenko, ex-espião russo assassinado em Londres com uma substância radioativa, foi acrescentado no último momento à mostra oficial do Festival de Cannes e será exibido sábado fora de competição, informaram os organizadores do evento.

» Veja a lista dos indicados!
» Assista a trailers inéditos!

A rebelião: o caso Litvinenko foi dirigido por Andrei Nekrasov, 48 anos, amigo de Litvinenko, que filmou durante dois anos o ex-agente, que faleceu em 23 de novembro do ano passado em Londres aos 43 anos.

Documentarista formado no Instituto Nacional para o Teatro e Cinema de Leningrado, Andrei Nekrasov teve um curta-metragem, Springing Lênin, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 1993 e ganhou o Prêmio da Unesco.

O cineasta inclui em seu documentário vários depoimentos de pessoas próximas, incluindo ex-agentes secretos russos, sobre a morte de Litvinenko.

Opositor do presidente russo Vladimir Putin, Litvinenko foi envenenado com a substância radioativa polônio 210. A família e os amigos do ex-agente acusam o Kremlin pelo crime. A Grã-Bretanha exigiu da Rússia a extradição do ex-agente da KGB (atual FSB) Andrei Lugovoi, indiciado pelo caso.

A viúva do ex-agente, Marina Litvinenko, que escreveu um livro sobre o marido, estará em Cannes no sábado, informou a Rezo, a distribuidora francesa do filme.

O documentário também aborda episódios polêmicos da história recente russa, como a série de atentados cometidos contra edifícios em 1999, que deixaram quase 300 mortos.

AFP
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.