Cannes 2007

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Sexta, 25 de maio de 2007, 15h45 

Cineastas entram na disputa no Festival de Cannes

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A francesa Catherine Breillat, com Une vieille maîtresse, e o americano James Gray, com We own the night, entraram na disputa, nesta sexta-feira, aos prêmios do Festival de Cannes, onde os prognósticos começam a ganhar corpo a dois dias do anúncio dos vencedores.

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Cannes viu, também nesta sexta-feira, os dois últimos filmes latino-americanos programados para esta edição: o argentino Una novia errante (Uma noiva errante), de Ana Katz, um comovente retrato de uma mulher em crise, exibido na mostra paralela Um Certo Olhar; e o brasileiro Mutum, de Sandra Kogut, uma excelente adaptação do universo de João Guimarães Rosa, que encerrou a Quinzena dos Diretores.

Terceiro filme francês exibido na mostra competitiva, Une vieille maîtresse (Uma velha amante), de Catherine Breillat (Romance), conta a história de uma paixão devastadora ambientada na Paris aristocrática e mundana do século XIX.

Filme de época, baseado em romance de Jules Barbey d'Aurevilly, publicado em 1836, Une vieille maîtresse exibe uma sucessão de situações evidentes e de personagens estereotipados, começando pelo principal, uma apaixonada cortesã espanhola interpretada por Asia Argento, muito próxima de uma Carmen de opereta.

Em alguns momentos, o personagem é tão caricaturizado que chega a arrancar gargalhadas do público em cenas que supostamente eram apaixonadamente dramáticas. O roteiro do filme não fica longe do de uma telenovela inspirada nos romances libertinos da época.

O segundo filme exibido na seção principal, We own the night (A noite é nossa), do americano James Gray (Fuga para Odessa, Caminho sem Volta), é um policial psicológico sobre a máfia russa de Nova York, interpretado por Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg e Robert Duvall.

Os dois filmes tiveram uma acolhida mais que fria no festival, que só assistirá a mais dois concorrentes à Palma de Ouro: Promise me this (Prometa-me), do sérvio Emir Kusturica, e Mogari no mori (O bosque de Mogari), do japonês Naomi Kawase.

À espera de vê-los, as conjecturas e prognósticos ganhavam corpo em Cannes, onde Javier Bardem poderá contrabalançar "a afronta" feita ao cinema espanhol, ausente da mostra principal, pois aparece como firme candidato ao prêmio de interpretação masculino por sua atuação em No country for old men, dos irmãos Coen.

Mathieu Amalric é outro ator favorito por sua atuação em Le Scaphandre et le Papillon, enquanto que, para o prêmio de Melhor Atriz estão cotadas a romena Anamaria Marinca e a russa Galina Vishnevskaya.

Para a Palma de Ouro, as revistas especializadas continuam dando as mais altas cotações ao filme romeno 4 luni, 3 saptamini si 2 zile (4 meses, 3 semanas e 2 dias), de Cristian Mungiu, e ao americano No country for old men, embora nos corredores, as apostas se dirijam, sobretudo, a Auf der anderen seite (Do Outro Lado), do turco-alemão Fatih Akin, situado muito atrás dos dois favoritos nas classificações destas revistas, feitas com base nas classificações atribuídas por um grupo de críticos.

De qualquer forma, cabe repetir mais uma vez que, em Cannes, os prognósticos raramente coincidem com o veredicto do júri. O desta edição, presidido pelo cineasta britânico Stephen Frears, anunciará o seu na noite de domingo.

AFP
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