Cannes 2007

Sites relacionados

Cannes 2007

Sexta, 25 de maio de 2007, 15h58 

Curta brasileiro é premiado no Festival de Cannes

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O brasileiro Um Ramo, de Juliana Rojas e Marco Dutra, ganhou o Prêmio Descoberta de melhor curta-metragem da Semana da Crítica, uma mostra paralela do 60º Festival Internacional de Cinema de Cannes, dotado de 3 mil euros em películas para o próximo filme dos cineastas.

» Veja a lista dos indicados!
» Assista a trailers inéditos!

Produzido por Sara Silveira, Um Ramo é um filme inquietante, no qual um pássaro prevê a transformação de uma pessoa em árvore.

Este foi o segundo curta-metragem apresentado por Juliana e Marco em Cannes, depois de O Lençol Branco (2005).

A América Latina foi também recompensada com o Grande Prêmio da Semana da Crítica para o filme argentino XXY, primeiro filme de Lucía Puenzo, filha do cineasta argentino Luis Puenzo ("Gringo Velho", "A História Oficial").

O prêmio, no valor de 5 mil euros e concedido pela imprensa a um dos sete longas-metragens selecionados nesta mostra paralela, é decidido por votação de jornalistas e críticos depois de cada projeção.

XXY recebeu ainda o Prêmio Apoio ACID-CCAS, dotado de 8 mil euros (4 mil para o diretor e 4 mil para o distribuidor francês).

O filme conta a história de Alex, uma jovem cuja família guarda com cuidado o segredo de seu corpo, ao mesmo tempo feminino e masculino. Seu pai biológico e sua mãe transformam sua vida para protegê-la, deixando Buenos Aires para se radicar em um povoado perdido na costa uruguaia.

A chegada da adolescência teria que definir uma opção de vida para a personagem: a escolha de uma identidade sexual. A diretora utilizou a particularidade de seu personagem para abordar de forma sutil e delicada a adolescência, a descoberta da sexualidade e o respeito à pessoa como ela é.

Os outros premiados da Semana da Crítica foram o curta Madame Tutli-Putli, de Chris Lavis e Maciek Sczerbowski (Canadá), ganhador do Grande Prêmio de Curta-metragem da mostra paralela, e o longa Las medusas, de Etgar Keret e Shira Geffen (Israel-França), com o Prêmio SACD. A premiação oficial do Festival de Cannes será anunciada na noite de domingo (hora local).

AFP
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.