PUBLICIDADE

Crítica aposta em 'The Master' como o vencedor em Veneza

7 set 2012 - 19h47
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Janaina Pereira
Direto de Veneza

Acontece neste sábado (8) a entrega do Leão de Ouro ao vencedor da 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. A torcida italiana é grande para que Bella Addormentata, de Marco Bellocchio, o mais forte dos concorrentes do país, conquiste o prêmio máximo.

"Ele tem que ganhar. Já foi injustiçado aqui antes, deram até um prêmio especial pela carreira dele, mas ganhar o Leão é mais importante. E vai ser esse ano", revela, otimista, a italiana Mariachiara Sammoretti, que estava no Lido para assistir a Un Giorno Speciale, último filme italiano a ser exibido no Festival, nesta sexta-feira (7).

Para a crítica, porém, o favorito é o americano The Master, de Paul Thomas Anderson. "Foi o melhor filme disparado, não há como negar. Mas, de um modo geral, a maioria dos concorrentes não fez feio e, se tiver uma surpresa, será bem-vinda", comenta o crítico italiano Giuseppe Allottello.

Outros filmes que aparecem bem cotados são o sul-coreano Pietà, o russo Betrayal e o francês Apres Mai. O diretor de Pieta, Kim Ki-duk, inclusive, retornou a Veneza nesta sexta-feira, o que indica que deve sair com algum prêmio. O cineasta já tem dois Leões de Prata de melhor direção.

Entre os atores, Toni Servillo, protagonista de Bella Addormentata e É Stato il Figlio, é o favorito à Coppa Volpi. Joaquin Phoenix, por The Master, também tem chances. Cho Min-soo (Pieta), Albina Dzhanabaeva (Betrayal) e Isabelle Huppert (Bella Addormentata) são as preferidas à premiação de melhor atriz. O Festival de Veneza também premia o melhor diretor, roteiro, fotografia, revelação e ainda entrega o Grande Prêmio Especial do Júri.

Uma regra do festival, porém, será decisiva na premiação: Veneza proíbe que um mesmo filme ganhe prêmios em mais de uma categoria. Se o presidente do juri, Michael Mann, não seguir o exemplo de Quentin Tarantino em 2010 - que passou por cima do regulamento e premiou alguns filmes mais de uma vez - atores e diretores sairão perdendo. Marco Bellocchio, por exemplo, com chances de levar o Leão de Prata de melhor direção, pode ser preterido porque Servillo, protagonista do seu filme, é mais cotado como ator. O mesmo acontece com Phoenix, que vê suas chances diminuirem se The Master levar o prêmio de melhor filme.

Neste sábado também serão conhecidos os vencedores da Mostra Orizzonti. O Brasil concorre na categoria curta-metragem com O Afinador, de Fernando Camargo e Matheus Parizi. Após a premiação, os convidados assistirão ao filme de encerramento, O homem que ri, de Jean-Pierre Améris, com Gerard Depardieu.

Philip Seymour Hoffman é o protagonista de 'The Master' ao lado de Joaquin Phoenix
Philip Seymour Hoffman é o protagonista de 'The Master' ao lado de Joaquin Phoenix
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade