PUBLICIDADE

Daniel Filho e elenco apresentam 'Chico Xavier' em Paulínia

24 mar 2010 - 03h20
(atualizado às 14h32)
Compartilhar

Pouco menos de um ano depois de um mês de filmagens no local, Daniel Filho esteve de volta à cidade de Paulínia, na noite dessa terça-feira (23), animado e bastante à vontade diante de uma plateia de 1350 pessoas tão ansiosas quanto o diretor. Afinal de contas, Daniel Filho estava ali para lançar o filme que, certamente, tem tudo para estourar nas bilheterias. Afinal de contas, não se trata apenas de um produto com a marca Globo Filmes, nem apenas de uma produção com nomes globais no elenco. Trata-se do primeiro filme biográfico de Chico Xavier, nome que por si só tende a mover multidões.

» vc repórter: mande fotos e notícias

No momento em que se celebra o centenário do médium mais famoso do Brasil e oito anos após sua morte, Chico Xavier ganha um filme com seu nome que estreia nas salas brasileiras no próximo dia 2, data em que ele completaria 100 anos. Daniel Filho, experiente em missões de arrasa-quarteirão, assumiu então a tarefa de orquestrar o título que tentaria dar conta da vida do médium. Para tanto, contou com a presença de atores do porte de Tony Ramos, Cristiane Torloni, Giulia Gam, Ângelo Antonio, Luis Melo, Pedro Paulo Rangel, Cassio Gabus Mendes e Nelson Xavier. Destes, apenas Tony Ramos, Cristiane Torloni e Luis Melo não compareceram à pré-estreia do filme nessa terça.

Depois de muito louvar a cidade de Paulínia, pelo suporte e infra-estrutura dados ao filme, Daniel Filho fez questão de frisar o poder chamariz do nome de Chico. Lembrou que o mesmo Marcel Souto Maior, autor do livro biográfico que serviu de base para o roteiro filmado, tinha acabado de lançar um livro de making of da produção cinematográfica e, apenas este título, já havia vendido toda a tiragem inicial de 50 mil exemplares (após a sessão, a fila para comprar o livro em questão já se esticava pelo hall do Theatro Municipal de Paulínia).

Sobre a ideia de dirigir um filme sobre uma figura central para os seguidores do espiritismo no Brasil, Daniel Filho confessou que, a princípio, sua intenção era apenas produzir a história. "Não tenho a ver com essa coisa de espiritismo, foi o Rodrigo Saturnino (presidente da Sony Pictures no Brasil, uma das distribuidoras do filme) que me convenceu quando lembrou da minha relação de amizade com o Augusto Cesar Vanucci", disse. Vanucci era ele também um diretor e ator de cinema e TV que, não apenas era amigo de Chico Xavier, como dirigiu uma peça psicografada por ele (Além da Vida).

O único ator a falar antes da exibição do filme foi o veterano Nelson Xavier que, emocionado, afirmou: "Viver Chico Xavier foi uma experiência arrebatadora, irresistível e uma das coisas mais importantes da minha carreira."

O filme, que foi bastante aplaudido depois da sessão, tem produção da Lereby Productions (a mesma de Tempos de Paz e da franquia Se Eu Fosse Você).

Nelson Xavier e Ângelo Antonio atuam no filme
Nelson Xavier e Ângelo Antonio atuam no filme
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade