PUBLICIDADE

'Detona Ralph': Rafael Cortez diz que é tímido como personagem

4 jan 2013 - 08h43
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Humorista e ex-integrante do CQC, Rafael Cortez é conhecido pela desenvoltura com que faz entrevistas e pelo bom "timing" para piadas. No entanto, ele garante que é um tímido e que tem muito em comum com Felix, personagem dublado por ele no longa de animação Detona Ralph, que estreia nesta sexta-feira (4) nos cinemas brasileiros. "O Felix e eu somos imberbes, roucos, inseguros, tímidos e até nos parecemos um pouquinho fisicamente", disse ele em entrevista ao Terra na sede da Disney em São Paulo.

Rafael Cortez dubla o personagens Conserta-Felix Jr
Rafael Cortez dubla o personagens Conserta-Felix Jr
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Felix é o astro popular do Conserta Felix, um game típico dos anos 80. Ele e é o cara que conserta tudo - empunhando seu martelo -, para os habitantes de Gentilândia, onde é querido por todos. Ralph, o personagem que dá nome ao filme e é duplabo por Thiago Abravanel, é o vilão do jogo e se encarrega de destruir tudo o que Felix conserta. Mas os conflitos começam quando Ralph revela que está cansado de ser o vilão e que quer mudar de vida. O longa tem como cenário um fliperama e é cheio de referências a jogos antigos, como Pacman,  e também a games mais modernos.

Estreando na dublagem, Cortez fez uma "lista" das dificuldades que teve. "A mais óbvia é como sincronizar o texto com a boca do personagem. Mas, antes de você chegar nessa etapa, que já é a prática, você tem que encontrar o registro dele. Uma vez que você encontra qual é o tipo da voz, qual é a flexão, é preciso saber como projetar isso, porque o microfone é absolutamente sensível. Então, registro, projeção, sincronia e principalmente a manutenção disso. Essa é a parte mais difícil, porque gravamos em dias diferentes. Tinha uma hora que eu tinha que parar. E aí, no outro dia, tinha dormido, tinha comido, tinha brigado com alguém, estava numa outra energia. E resgatar isso é difícil", contou o humorista.

Além de Thiago Abravanel e Rafael Cortez, a VJ Marimoon completou a equipe de dubladores do trio de protagonistas - ela interpreta Vanellope, uma garota que é um bug de um dos games do fliperama e que acaba ficando amiga de Ralph -, mas eles não se encontraram nas gravações. “Nenhum de nós fez junto, a gente só se cruzou nos bastidores. Eu fiz quatro dias de gravação, não consecutivos. Mas o Thiago gravou em dias alucinados. Esse cara se ferrou. Tem que tirar o chapéu, porque teve um dia em que ele encarou 12 horas de gravação", elogiou Cortez.

Detona Ralfh é dirigido por Rich Moore, que tem episódios dos Simpsons e de Futurama no currículo, e foi indicado ao Globo de Ouro de melhor animação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade