1 evento ao vivo

DiCaprio arrecada US$ 33 mi para meio ambiente em leilão de arte

13 mai 2013
23h22

O ator americano Leonardo DiCaprio arrecadou nesta segunda-feira mais de 33 milhões de dólares para a defesa do meio ambiente e de espécies em risco de extinção, durante um leilão de arte contemporânea em Nova York.

"Por favor, façam ofertas como se o destino do planeta dependesse de nós", disse DiCaprio, vestido sobriamente com terno escuro e camisa branca, no início do leilão na sede da Casa Christie's de Nova York.

O pedido foi atendido: 33 obras arrematadas pelo total de 33,3 milhões de dólares para a Fundação Leonardo DiCaprio, um recorde para leilão voltado à defesa do meio ambiente, segundo os organizadores.

Em um ambiente festivo, o leilão começou com um grafite em acrílico do célebre artista britânico Banksy sendo vendido por 310.000 dólares, o triplo do preço estimado.

Um pintura do americano Mark Grotjahn obteve 6,51 milhões de dólares, dobrando a previsão, e outra do chinês Zeng Fanzhi, "El tigre", procedente da coleção do magnata François Pinault, recebeu 5,04 milhões.

Um retrato de DiCaprio pintado em 2013 pela americana Elizabeth Peyton foi leiloado por 1,05 milhão, muito acima da estimativa de entre 400 mil e 600 mil dólares.

O ator de 38 anos explicou que o dinheiro arrecadado "irá diretamente para apoiar projetos inovadores de conservação da terra e dos oceanos".

"Estamos enfrentando um momento crítico de uma crise ambiental sem precedentes na história do homem", disse DiCaprio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade