PUBLICIDADE

Festival de Sundance estreia em busca de novas "joias" cinematográficas

16 jan 2013 - 08h52
Compartilhar

O Festival de Cinema Independente de Sundance começa na quinta-feira em Park City (Utah) com a firme intenção de descobrir novas joias e assinar vários acordos para a distribuição em cinema e vídeo.

Desde quinta-feira e até o dia 27, o festival exibirá 119 longas-metragens - 27 em competição - procedentes de 32 países, incluindo os trabalhos de 51 diretores novos. Estas obras foram selecionadas entre 12.146 títulos apresentados à organização.

Redford, o presidente e fundador do Instituto Sundance, ressaltou que "cada filme genial começa com uma ideia" e destacou o fato de que os artistas "continuamente contem novas histórias, mostrem novos pontos de vista e novas maneiras de compartilhá-los, ano após ano".

"Desejamos escutar estes artistas não só através de suas palavras e imagens na grande tela, mas através do diálogo com a audiência do Festival", acrescentou.

Uma dos filmes que mais dará o que falar será "Jobs", o filme escolhido para a noite de encerramento.

O filme protagonizado por Ashton Kutcher, que fala sobre o fundador da Apple, Steve Jobs, chegará aos cinemas americanos em abril pelas mãos da "Open Road Films".

A história se centra na etapa inicial de Jobs como empreendedor e abrangerá desde o ano 1971 até o ano 2000. A maior parte foi rodada na garagem de Palo Alto (Califórnia), onde o falecido empresário criou o Apple I, que não era mais do que um teclado com um processador conectado a um monitor.

Segundo o produtor Michael Hulme, a atuação de Kutcher no filme é "inesquecível".

Alguns dos títulos mais esperados nesta edição são "Before Midnight", a terceira entrega da saga romântica dirigida por Richard Linklater e protagonizada por Julie Delpy e Ethan Hawke; "Big Sur", filme sobre o alcoolismo de Jack Kerouac, com Kate Bosworth e Josh Lucas; "Don Jon's Addiction", a estreia como diretor e roteirista de Joseph Gordon-Levitt; o filme de espionagem "The East", com Alexander Skarsgård e Ellen Page, e "Lovelace", um filme sobre a figura da ex-estrela pornô Linda Lovelace.

Este filme conta com um elenco arrasador que inclui Amanda Seyfried, Peter Sarsgaard, Hank Azaria, Adam Brody, James Franco e Sharon Stone.

Além disso, também ganha destaque o filme "Stoker", com Nicole Kidman e roteiro de Wentworth Miller, o protagonista da série "Prison Break"; "Sweetwater", sobre um triângulo amoroso no Novo México nos finais do século XIX, com presença de Ed Harris, January Jones e o espanhol Eduardo Noriega, assim como o retorno de Jane Campion com "Top of the Lake", seu reencontro com a protagonista de "The Piano", Holly Hunter.

Além disso, também farão parte do festival filmes protagonizadas por Rooney Mara, Jessica Biel, Daniel Radcliffe, Michael C. Hall, Elizabeth Olsen, Kristen Bell, Jennifer Jason Leigh e Kyle Chandler, entre outros.

Os filmes latinos serão representado, principalmente, por quatro longa-metragens chilenos, começando por "No", de Pablo Larraín, indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar 2013.

"Crystal Fairy", dirigido e escrito por Sebastián Silva, com um elenco liderado por Michael Cera e Gabby Hoffman; "The Future", uma co-produção junto à Alemanha, Itália e Espanha, dirigida e escrita por Alicia Scherson, e "Magic Magic", também de Silva, sobre as férias de uma jovem americana em uma zona remota do Chile.

O México será representado por "Halley", de Sebastián Hofman, uma reflexão muito particular em torno da morte com um elenco formado por Alberto Trujillo, Lourdes Trueba e Hugo Alvores.

Entre os curtas, ganha destaque a presença do peruano "The Companion" e o espanhol "A Story for the Modlins", nomeado aos prêmios Goya.

Nos anos passados, Sundance mostrou para o mundo obras como "Sexo, mentiras e Videotape", "Maria Cheia de Graça", "Uma Verdade Inconveniente", "Pequena Miss Sunshine", "Napoleon Dynamite" e as recentes "Preciosa", "Inverno da Alma", "Reino Animal" e "Indomável Sonhadora".

EFE   
Compartilhar
Publicidade