PUBLICIDADE

Festival do Rio exibirá 350 filmes de 60 países em 15 dias

23 set 2014 - 16h41
Compartilhar

Mais de 300 filmes de 69 países serão exibidos durante os 15 dias do Festival de Cinema do Rio de Janeiro que começa amanhã sua 16º edição.

O festival, com exibições em 30 cinemas da cidade, será inaugurado com a projeção de "O sal da terra", um documentário de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado dedicado ao renomado fotógrafo Sebastião Salgado, informaram nesta terça-feira seus organizadores. A produção na qual Juliano Salgado buscou a ajuda de Wenders para abordar o trabalho de seu próprio pai recebeu prêmio especial em uma das mostras competitivas de Cannes este ano.

A mostra se estenderá até 8 de outubro quando será encerrada com a exibição do longa-metragem "Trash: A Esperança Vem do Lixo", com Wagner Moura, Selton Mello, a mais recente produção de Stephen Daldry, que já se consagrou com filmes como "Billy Elliot" e "O Leitor", e um dos convidados especiais este ano no festival.

Os filmes serão exibidos em 15 diferentes mostras conforme a temática. Neste ano, pela primeira vez, foi cancelada a dedicada às produções sobre homossexuais, que os organizadores optaram por distribuir nos outros grupos. A principal das mostras, Première Brasil, inclui 41 longas-metragens e 28 curtas-metragens.

Dos dez longas-metragens da Première Brasil, a única mostra competitiva do evento, sete farão a estreia mundial no Festival do Rio. Além das mostras tradicionais, para este ano foram organizadas mostras especiais em homenagem a quatro grandes cineastas - Hugo Carvana, Roberto Rossellini, Michael Cimino e Alfred Hitchcock.

Já a mostra Foco México permitirá aos cariocas conhecer tanto as últimas produções quanto alguns dos grandes clássicos do país. Entre as produções "Cantinflas", de Sebastian del Amo, que foi selecionada pelo México como candidato a melhor filme estrangeiro para o próximo Oscar.

Para Première Latina foram selecionados este ano, entre outros, "Ar Livre", de Anahí Berneri; "Matar um homem", de Alejandro Fernández Amêndoas e "A Terceira Margem", de Celina Murga.

Na mostra Panorama, que inclui algumas das produções mais recentes do cinema mundial, há filmes como "Boyhood: Da Infância à Juventude", de Richard Linklater; "Bai ri yan huo", de Yi'nan Diao e "Manglehorn", de David Gordon Green, com Al Pacino.

Entre os convidados confirmados para este ano destacam-se os argentinos Daniel Burman, que recebeu prêmio no Festival de Berlim por "Esperando o messias", e Anahí Berneri, vencedora do Teddy Award do Festival de Berlim por "Um ano sem amor". Além deles, o ator Carlos Bardem e os diretores Carlos Marques-Marcet e Diego Araújo também estrarão presentes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade