Cinema

publicidade
03 de maio de 2013 • 15h09 • atualizado às 15h17

Festival exibe mais de 150 filmes de cinema fantástico em Porto Alegre

Maior evento do gênero na América Latina, o Fantaspoa receberá 37 convidados estrangeiros, entre atores e diretores

O Exército de Frankenstein, dos Países Baixos, será um dos filmes exibidos na Mostra Competitiva Internacional
Foto: Divulgação

Criado em 2005 para promover um festival de cinema fantástico em Porto Alegre, o Fantaspoa inicia sua 9ª edição nesta sexta-feira reforçando a marca de ser a maior mostra do gênero na América Latina. Serão mais de 150 filmes exibidos entre os dias 3 e 19 de maio, sendo 99 longas-metragens. As mostras competitivas reunirão 50 longas de mais de 30 países.

A mostra competitiva do Fantaspoa existe desde 2007 e cresce a cada ano. Nesta edição, 37 convidados estrangeiros irão a Porto Alegre para participar da mostra competitiva. Serão três estreias mundiais e 11 nacionais. Há trabalhos que foram, inclusive, indicados por seus países para concorrer ao Oscar. 

Apesar da evolução, os diretores do evento, João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, preferem manter a vocação artesanal da seleção de filmes. Os dois assistiram cerca de 1,2 mil fitas, sendo 700 longas – e participam do processo de tradução das legendas. A tarefa exaustiva ajuda na qualidade das escolhas dos filmes, garantem os organizadores.

“É uma equipe extremamente pequena, concisa, dedicada ao festival. Nós assistimos tudo. Não tem ninguém que trabalhe para nós. Se me perguntarem alguma coisa sobre um filme, eu vou saber responder”, disse Fleck.

O filme croata Canibal Vegetariano fala sobre um ginecologista ambicioso e imoral
Foto: Divulgação

Ao todo, oito mostras integram a programação do 9º Fantaspoa: Competitiva de Curtas-Metragens; Especiais; Panorama; Homenageados; Apocalipse Zumbi; Horror Underground Alemão; Competitiva Ibero-Americana; Competitiva Internacional. As mostras competitivas se dividem em Internacional e Ibero-Americana. “Para o filme ser selecionado, é preciso que algo fuja da realidade, que tenha alguma coisa na história que você não reconheça como normal”, resume João Pedro Fleck.

A mostra competitiva internacional recebe destaque para quatro filmes germânicos, cujos diretores estarão presentes no evento. Stephan Rick apresentará a sessão comentada de O Bom Vizinho, que mostra uma amizade que fica conturbada após o testemunho de um atropelamento fatal; e Mathieu Seiler e o produtor Cengiz Peker apresentarão A Excursão, uma espécie de conto de fadas macabro sobre uma família que vai passar a tarde em um campo.

Dentre os trabalhos germânicos, o Fantaspoa exibirá Você Prometeu, que foi selecionado para o Festival de Veneza. O filme conta a história de duas amigas que se reencontram depois de muitos anos separadas e que acabam tendo que lidar com segredos do passado.

O Festival inicia na noite desta sexta com a primeira exibição pública do filme Mar Negro, parte de uma trilogia criada pelo diretor capixaba Rodrigo Aragão. As exibições do Fantaspoa ocorrem no CineBancários, Cine Santander Cultural, Sala Paulo Amorim e Sala Eduardo Hirtz. Os ingressos custam R$ 6. A programação completa pode ser acessada no site oficial. 

Terra