Festival de Veneza

Diversão » Cinema e DVD » Festival de veneza » Festival de veneza

 Com Tarantino na sala, veterano Monte Hellman tenta impressionar
09 de setembro de 2010 13h45

Comentários
 
 . Foto: Divulgação

Cena de 'Road to Nowhere'
Foto: Divulgação

Orlando Margarido
Direto de Veneza

Cineasta cultuado pelos poucos filmes que fez em 60 anos de carreira, o americano Monte Hellman talvez deva sua presença na competição de Veneza a Quentin Tarantino. E este deve parte de seu sucesso inicial a Hellman, já que o veterano diretor foi um dos produtores executivos de Cães de Aluguel. Troca de gentilezas e interesses à parte, o que vale é que Tarantino, presidente do júri desta 67ª edição, estava presente nesta quinta-feira (9) à primeira exibição de Road to Nowhere. É o novo filme de Hellman, cujo último trabalho foi realizado em 2006 e com universo semelhante.

Trata-se tanto lá como aqui do próprio mundo do cinema. Hellman apela ao desgastado recurso do filme dentro do filme para mostrar o projeto de um jovem cineasta de Hollywood (Tygh Runyan) que adapta às telas um crime verdadeiro ocorrido no interior dos Estados Unidos. O fato consiste em dois amantes, um político e sua amante mais jovem, que teriam se suicidado, mas com evidências de um golpe nunca esclarecido. Passa-se, então, a acompanhar os passos da produção, especialmente a escolha da atriz considerada perfeita pelo diretor (aquele da trama), interpretada por Shannyn Sossamon.

A escolha da metalinguagem como ponto de partida pode parecer preguiçosa, mas Hellman consegue em parte se desprender dela ao criar certa tensão e suspense no set de ficção, que não chega a surpreender no final. Também, remete a estranheza de David Lynch (muito de Cidade dos Sonhos e Twin Peaks) a atmosfera e a ligação dos protagonistas, atriz e diretor, que logo se envolvem num romance.

Difícil é manter esse pique de interesse até o final em duas horas de projeção e imaginar o quanto Tarantino, com seu cinema pop de ação, possa ter deixado intacta sua admiração pelo mestre.

Especial para Terra