Festival do Rio 2008

› Diversão › Cinema e DVD › Festival do Rio › Festival do Rio 2008

Festival do Rio 2008

Sexta, 3 de outubro de 2008, 11h04 Atualizada às 11h20

Filme de estréia de Paulo Pons não empolga no Festival do Rio

Marcelo Lyra
Direto do Rio de Janeiro

Vingança, filme de estréia do diretor Paulo Pons, conseguiu levar um bom público ao Cine Odeon, mas ao final, a sensação foi de frustração. Os aplausos foram bem modestos, principalmente se levarmos em conta que havia muitos convidados na platéia.

» Veja fotos da premiere
» Confira os indicados
» Veja a programação

A trama confusa (lembra um Abril Despedaçado urbano), sobre um homem obrigado pelo sogro a matar o estuprador da sua noiva, deixa o espectador tão confuso quanto o próprio noivo, que logo no início ataca a pessoa errada.

O crime ocorreu em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, mas o estuprador foi localizado, seis meses depois, em pleno Rio de Janeiro porque a vítima viu sua foto em um jornal.

É quase um film noir, já que muitas questões ficam no ar: Por que a foto de um estudante de oceanografia sairia em um jornal do interior? Se havia uma foto, porque o noivo tinha tanta dúvida? O que uma noiva do interior fazia com um desconhecido à beira do rio? Por que o noivo não matou logo o homem que confundiu com o estuprador no início? Por que todos os amigos garantem que o estuprador estava na Austrália na época do crime, se ele não estava? O que faz uma noiva do interior, traumatizada, circulando solitária e desenvolta pelos aeroportos do Rio de Janeiro?

Para piorar, a narrativa é lenta, os atores não conseguem envolver o espectador e os diálogos beiram a ingenuidade. Chega a causar espanto que um roteiro assim tenha sido selecionado em editais públicos (o filme recebeu dinheiro via Lei do Audiovisual).

Redação Terra

Divulgação
Bárbara Borges está no elenco de <i>Vingança</i>
Bárbara Borges está no elenco de Vingança

Busque outras notícias no Terra