PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jeanne Moreau: diva do cinema em dois tempos

26 set 2009 - 17h13
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

Cacá Diegues encontrou a mais completa tradução quando subiu ao palco do Odeon para falar da grande homenageada do Festival do Rio deste ano, na cerimônia de abertura, quinta-feira: "Se o cinema tivesse um rosto, esse rosto seria o de Jeanne Moreau."

» Assista a trailers inéditos no Brasil

Musa de diretores como Michelangelo Antonioni, Roger Vadim, Orson Welles e François Truffaut - só para citar alguns, a atriz francesa estará hoje, a partir das 10h45, no Odeon Petrobras, para encontro aberto ao público, com entrada gratuita, conduzido pelo próprio Diegues, que a dirigiu em Joanna Francesa, de 1973.

Jeanne conta que ficava bêbada com batida e que conheceu de perto a ditadura: "Mas não tinha consciência"

Em entrevista na casa do cônsul da França, no Rio, onde está hospedada, Jeanne falou por mais de 30 minutos, fumou dois cigarros e perguntou sobre o interesse dos jornalistas por cinema. "Preciso saber com quem estou falando", explicou, com bom humor, para depois filosofar: "Cinema tem a ver com seres humanos, com a vida".

Aos 81 anos, a atriz confessa que não sabe se merece o título de 'diva', mas compreende sua trajetória. "Trabalhei com muita gente importante. Comecei a carreira em 1948. Mas não tenho como distinguir um diretor do outro. Orson Welles pertence a um mundo, Antonioni a outro", diz, sem escolher um favorito. "Você não vai me pedir isso, vai?" Sobre os quatro meses que passou no Brasil, quando filmou Joanna Francesa, Jeanne guarda poucas recordações do set. "Lembro de fatos externos. Era muito quente. Fui levada a um lugar onde serviam batidas. Eu não imaginava o que era. Mas foi ótimo, ficávamos bêbados sem perceber", diverte-se. Ela também recorda dos anos de chumbo da ditadura: "Conheci Caetano (Veloso) e Chico (Buarque), é claro. Era um período complicado para os artistas, mas eu não tinha tanta consciência", lamenta.

Honrada com a homenagem no Festival do Rio, Jeanne Moreau terá três documentários sobre sua vida exibidos na programação: Jeanne Moreau, Conversas, Jeanne Moreau - Um Retrato Íntimo e O Tempo Que Resta.

Jeanne Moreau fala sobre carreira
Jeanne Moreau fala sobre carreira
Foto: Getty Images
O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade