PUBLICIDADE

'Os Famosos e os Duendes da Morte' é o grande vencedor do Festival do Rio

8 out 2009 - 23h12
(atualizado em 9/10/2009 às 11h41)
Compartilhar

O Rio de Janeiro bem que tentou, mas o grande prêmio do Festival do Rio 2009 foi para o paulista Os Famosos e os Duendes da Morte, primeiro longa-metragem de Esmir Filho (dos curtas Alguma Coisa Assim e Saliva), que já tem distribuição garantida pela Warner Bros.

» Veja as fotos do último dia de Festival

Por pouco Esmir Filho não viu seu filme brilhar no evento. Ele, que já recebeu um prêmio em Cannes por Alguma Coisa Assim, é um diretor novo, integrante de uma massa de cineastas paulistanos que inauguraram uma nova vertente do cinema brasileiro, que retrata dramas de adolescentes. Os Famosos e os Duendes da Morte é inspirado no romance de Ismael Caneppele, que também interpreta um personagem no longa.

O filme mostra um Brasil desconhecido, no Vale do Rio Taquari, extremo sul do Brasil. Uma região de clima frio que hospeda uma comunidade alemã da região de Pomerância, habitante do local desde o século 18.

No universo de Esmir e Ismael, um jovem de dezesseis anos, muito fã de Bob Dylan, passa o tempo acessando a internet. A chegada de novos rostos na cidade o leva a uma viagem fantástica.

"Eu queria agradecer ao júri por premiar um filme que não é violento, que fala de afeto, carinho, que fala de abraço", disse Esmir Filho, chorando, ao receber o Troféu Redentor.

Mas quem roubou a cena mesmo foi a produtora Sara Silveira, que apesar de ser gaúcha, não dispensou a piada de que "era ótimo um filme paulista ganhar o Festival do Rio". "Eu apostei nesses meninos. Até acreditar que eles iam fazer uma coisa decente é duro", disse.

Premiação morna

A grande final do Festival do Rio foi tão morna quanto os últimos dias do evento. O brilho do Cine Odeon, que abriga as melhores exibições, foi apagado depois que Quentin Tarantino, que iria apresentar Bastardos Inglórios no País, cancelou sua participação. Com isso, toda a programação que tinha sido feita justamente para sua visita, acabou sendo taxada de "fraca". O último longa-metragem nacional em competição exibido no Odeon foi Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca, na última segunda-feira (5).

Confira a lista de vencedores:

JÚRI POPULAR

Longa-metragem de ficção

Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho

Longa-metragem documentário

Dzi Croquetes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez e Reidy, a Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães

Melhor curta-metragem

Olhos de Ressaca, de Petra Costa

Menção honrosa

Sildenafil, de Clovis Mello

Direção

Karim Aïnouz e Marcelo Gomes por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo

Ator

Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos, por O Sol do Meio Dia

Atriz

Nanda Costa, por Sonhos Roubados

Atriz coadjuvante

Cássia Kiss, por Os Inquilinos

Ator coadjuvante

Gero Camilo, por Hotel Atlântico

Roteiro

Beatriz Bracher, por Os Inquilinos

Montagem

Renato Martins, por Tamboro

Fotografia

Heloísa Passos, por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e O Amor Segundo B. Schianberg

Prêmio Especial do Júri

Tamboro, de Sérgio Bernardes

Cena de 'Os Famosos e os Duendes da Morte'
Cena de 'Os Famosos e os Duendes da Morte'
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade