Visão feminina domina documentários no Festival do Rio
- Ravi Santana
O Festival do Rio 2010, que começa nesta quinta-feira (23), programou oito documentários para sua Mostra Competitiva da Première Brasil. Com temas variados, as produções tratam desde a busca de uma filha pela memória do pai, à história do sambista Candeia.
Dos filmes escolhidos, no entanto, apenas Santos Dumont: pré-cineasta?, de Carlos Adriano, não tem uma mulher na direção. As outras sete produções mostram a visão feminina sobre diversos assuntos.
Em Diário de Uma Busca, a diretora Flávia Castro retoma lugares de sua infância por onde passou com o pai, exilado político durante a ditadura militar, antes da morte dele. Já É Candeia, de Márcia Watzl, revela a trajetória do compositor com base no musical É samba na veia, é Candeia.
O samba e a ditadura ainda se reúnem em Noitada de samba foco de resistência, de Cély Leal, que conta como o Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, levou para a Zona Sul alguns sambistas dos morros cariocas.
Dois outros destaques são Positivas e Solidão & Fé, que retratam mundos completamente diferentes. No primeiro, a cineasta Susanna Lira conta a vida de mulheres que contraíram o HIV de seus maridos. O segundo filme, de Tatiana Lohmann, mostra a visão da mulher num universo machista, o rodeio.
Veja a lista completa dos documentários participantes da Mostra Competitiva da Première Brasil no Festival do Rio 2010:
Positivas, de Susanna Lira
Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano
Santos Dumont: pré-cineasta?, de Carlos Adriano
Solidão & Fé, de Tatiana Lohmann
É Candeia, de Márcia Watzl
Diário de uma busca, de Flávia Castro
Noitada de samba foco de resistência, de Cély Leal
Memória cubana, de Alice de Andrade e Ivan Nápoles