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Visão feminina domina documentários no Festival do Rio

20 set 2010 - 17h38
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Ravi Santana

O Festival do Rio 2010, que começa nesta quinta-feira (23), programou oito documentários para sua Mostra Competitiva da Première Brasil. Com temas variados, as produções tratam desde a busca de uma filha pela memória do pai, à história do sambista Candeia.

Dos filmes escolhidos, no entanto, apenas Santos Dumont: pré-cineasta?, de Carlos Adriano, não tem uma mulher na direção. As outras sete produções mostram a visão feminina sobre diversos assuntos.

Em Diário de Uma Busca, a diretora Flávia Castro retoma lugares de sua infância por onde passou com o pai, exilado político durante a ditadura militar, antes da morte dele. Já É Candeia, de Márcia Watzl, revela a trajetória do compositor com base no musical É samba na veia, é Candeia.

O samba e a ditadura ainda se reúnem em Noitada de samba foco de resistência, de Cély Leal, que conta como o Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, levou para a Zona Sul alguns sambistas dos morros cariocas.

Dois outros destaques são Positivas e Solidão & Fé, que retratam mundos completamente diferentes. No primeiro, a cineasta Susanna Lira conta a vida de mulheres que contraíram o HIV de seus maridos. O segundo filme, de Tatiana Lohmann, mostra a visão da mulher num universo machista, o rodeio.

Veja a lista completa dos documentários participantes da Mostra Competitiva da Première Brasil no Festival do Rio 2010:

Positivas, de Susanna Lira
Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano
Santos Dumont: pré-cineasta?, de Carlos Adriano
Solidão & Fé, de Tatiana Lohmann
É Candeia, de Márcia Watzl
Diário de uma busca, de Flávia Castro
Noitada de samba foco de resistência, de Cély Leal
Memória cubana, de Alice de Andrade e Ivan Nápoles

'Positivas', de Susanna Lira, mostra a vida de mulheres com HIV
'Positivas', de Susanna Lira, mostra a vida de mulheres com HIV
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
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