PUBLICIDADE

'Lope', de Andrucha Waddington, encerra Festival do Rio

7 out 2010 - 07h00
(atualizado às 08h52)
Compartilhar

O filme Lope, do cineasta brasileiro Andrucha Waddington, encerrou a 12ª edição do Festival do Rio na noite de quarta-feira (7), com a presença do diretor e dos protagonistas do filme, os espanhóis Alberto Ammann e Pilar López de Ayala.

Lope é uma co-produção hispano-brasileira que conta os primeiros passos do dramaturgo Lope de Vega (1562-1635), um dos expoentes do Século de Ouro do teatro espanhol, contemporâneo do escritor Miguel de Cervantes.

"É a jornada de um jovem se transformando em um adulto, com suas questões em relação ao amor e à arte. É um filme que tem um assunto muito contemporâneo narrado por um personagem que tem quase 500 anos", explicou aos jornalistas antes da exibição o diretor de Eu, te, eles (2000) e Casa de Areia (2005) sobre seu primeiro trabalho feito fora do Brasil.

O desafio de Andrucha não é pequeno: divulgar a obra daquele que é considerado um dos mais prolíficos autores espanhóis que, no entanto, ainda é pouco conhecido fora de seu país.

Com grande apelo estético, o filme se apoia em uma bela fotografia e em geniais versos de Lope, muito bem interpretado por Ammann, vencedor este ano do prêmio Goya de ator-revelação por Cela 211 (2009). Ao final da exibição, o longa-metragem recebeu fortes aplausos do público presente na exibição.

A produtora e distribuidora Warner indicou em agosto à AFP que espera para ver como o filme funciona no Brasil e na Espanha para decidir que dimensão dará na América Latina a esta produção de 10 milhões de euros, que teve diversas cidades espanholas como locações, além das marroquinas Esauira e Safi.

A sessão de Lope encerrou oficialmente o Festival do Rio, o maior evento cinematográfico da América Latina, que exibiu durante 15 dias cerca de 300 produções de todo o mundo em 18 diferentes mostras.

Andrucha Waddington e Alberto Ammann dão beijo sanduíche na atriz Pilar López de Ayala
Andrucha Waddington e Alberto Ammann dão beijo sanduíche na atriz Pilar López de Ayala
Foto: Felipe Panfili / AgNews
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade