Festival do Rio 2007

Festival do Rio 2007

Terça, 11 de setembro de 2007, 07h15  Atualizada às 13h37

Bope tenta impedir exibição de filme no Festival do Rio

Ana Lúcia do Vale
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) resolveu enfrentar o longa Tropa de Elite, antes mesmo da estréia do filme de José Padilha. Nesta segunda-feira, um grupo de 25 policiais militares, sendo 19 oficiais do Bope, entrou com medida cautelar no Tribunal de Justiça do Rio contra a Zazen Produções, que fez o filme, e a Paramount Pictures, que vai distribuí-lo.

» Veja fotos do filme
» Confira os selecionados
» Assista a trailers inéditos

» Leia mais notícias em O Dia

Liderados pelo ex-comandante do Bope Fernando Principe Martins e com oficiais atuais como o Capitão Uirá, o grupo pede que a exibição do filme seja suspensa, para que cenas que identifiquem pessoas e denigram a imagem da corporação sejam retiradas. Caso consigam a liminar, um pedido de indenização por danos morais vem logo em seguida. A primeira exibição do filme será dia 20, na abertura do Festival do Rio.

Anexado ao processo, para análise da juiza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, uma cópia pirata em DVD do filme. "Trabalho como negociador, se a imagem do Bope for a de matadores, assassinos, vai ser difícil trabalhar. Não queremos ver destruída a imagem da corporação", acredita o capitão Uirá, 6 anos no Bope, que foi o negociador no seqüestro do ônibus 499, em que rapaz manteve a ex-mulher como refém. O capitão jura que não assistiu à cópia pirata, mas elogia outro filme de Padilha, o documentário 174. "É uma produção boa", diz.

Produtor do filme, ao lado de Padilha, Marcos Prado não está preocupado. "Todo mundo quer tirar uma casquinha e ter seus 15 minutos de fama. Nós temos advogado para botar o filme de volta, caso alguém entre com alguma ação", garante ele, e complementa. "O filme é obra de ficção. Temos liberdade artística".

O comandante atual do Bope, coronel Pinheiro Neto, diz que ação é de iniciativa individual dos militares e não reflete a posição oficial da corporação.

O Dia
© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.