Festival do Rio 2007

Festival do Rio 2007

Sábado, 29 de setembro de 2007, 17h03 

Freddie Mercury é tema de documentário no Festival do Rio

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O documentário sobre Freddie Mercury, do austríaco Rudi Dolezal, que dirigiu a maioria dos videoclipes e filmes de shows do grupo Queen e do cantor, estréia no Festival do Rio neste sábado, no Espaço de Cinema 2.

» Confira os selecionados
» Assista a trailers inéditos

A Verdadeira História de Freddie Mercury mostra a visão pessoal do diretor sobre o músico. Ele acredita que o roqueiro inglês era um ídolo do showbiz, porém, pouco conhecido do público.

"Quando ele morreu de aids, eu fiquei chateado e resolvi contar às pessoas como Freddie era na intimidade, um homem tímido, muito culto, hospitaleiro, que gostava deixar os amigos sempre confortáveis", diz Dolezal, que veio para o lançamento do filme.

"Para isso, ouvi muitas pessoas que conviveram com ele, sua mãe, seus amigos e seu último companheiro e mostro um lado desconhecido até então desse ídolo do rock", acrescenta.

Para falar da vida de Freddie Mercury, Dolezal usou também atores, que dramatizam passagens de sua infância e adolescência. "Pouca gente sabe que ele nasceu em Zamzibar, na África, e só foi morar na Inglaterra aos 18 anos. Além disso, usei trechos de entrevistas que fiz com ele. Na verdade, Freddie Mercury só deu quatro grandes entrevistas na sua vida, três delas para mim", adianta Dolezal, que gravou também uma das festas que o cantor gostava de dar.

Dolezal sabe que Freddie Mercury era extremamente popular no Brasil, a ponto de seu nome ser a primeira lembrança que os brasileiros têm do Rock in Rio 1, realizado em janeiro de 1885, em que o Queen fez os dois shows mais concorridos. "Ele também gostava do Rio, por muitos motivos, principalmente porque aqui podia sair na rua sem ser reconhecido e abordado pelas pessoas. Em Londres, onde morava, isso não acontecia", conta o diretor.

Esta é a quinta vez que Rudi Dolezal vem ao Brasil. A primeira foi para gravar o show que Sting fez no Maracanã, há exatos 20 anos. Além de Sting, ele fez clips com os Rolling Stones, Scorpions, Lionel Richie e outros roqueiros consagrados, e documentários sobre Frank Zappa, os Stones, Lou Reed e Miles Davis e Quincy Jones.

O documentário Freddie Mercury já tem lançamento comercial no Brasil previsto para o ano que vem.

Redação Terra