inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 60 Segundos

Comentários
 0

Passaram-se sete anos desde que Dominic Sena fez Kalifornia. O filme foi feito para virar objeto de culto. Não virou, apesar das presenças de David Duchovny, Juliette Lewis e Brad Pitt (no papel do serial killer). Agora, Sena está de volta com 60 Segundos, o remake de um filme dos anos 70 que fez a cabeça de todos os adolescentes fissurados em velocidade da época - "Gone in 60 Seconds", de (e com) H. B. Halicki. Desta vez não há a mais remota possibilidade de que o filme vá virar cult.

Mas não há como negar que o roteiro, como o do outro filme de Sena, se preocupa em estabelecer relações de causa e efeito, tentando dar substância humana aos personagens. Não consegue, é claro. Tudo é fake - clichezão. Mas lá estão a rivalidade entre os irmãos e a forma como será superada no desfecho, a figura do policial que persegue o ladrão e, no final ambos chegarão a uma relação de interdependência, o casal que retoma o fogo da paixão, etc.,etc. Cage ocupa o centro da ação e a verdade é que está menos insuportável do que nos outros filmes de grande espetáculo que vem protagonizando depois que ganhou o Oscar por Despedida em Las Vegas.

Outro oscarizado, Robert Duvall (de A Força do Carinho), não tem dificuldade para dar certa humanidade ao seu personagem de amigo leal e é a melhor figura do elenco. Para Duvall, é um retorno ao universo dos carros e da alta velocidade pois ele também foi o segundo de Tom Cruise em Dias de Trovão, de Tony Scott. E há Angelina Jolie. O espectador consciente poderia muito bem recorrer ao Procon, tentando processar a produtora Buena Vista, por propaganda enganosa. Vende Angelina Jolie como estrela, mas a vencedora do Oscar (por Garota, Interrompida) é mera coadjuvante. Qual é a surpresa? 60 Segundos inscreve-se na linha dos filmes de machos, que exaltam, aqui por meio de carros, o universo masculino, onde a mulher costuma ser acessório ou ornamento. Cage gosta de dizer que, como herói de ação, é diferente, mais sério e responsável. Não é, e 60 Segundos é outra prova disso. .

 
Ficha Técnica
Titulo original Gone in Sixty Seconds
Gênero Ação,Aventura
Ano 2000
Duração 117 min.
Cor Colorido
Som DTS Dolby Digital
Opinião dos usuários ÓTIMO Votar

Fechar
60 Segundos Enviar nota