inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 2 Filhos de Francisco

Comentários
 0
Cena do filme Foto: Divulgação
Cena do filme Foto: Divulgação

O encontro entre o popular e o erudito acontece em 2 Filhos de Francisco, estréia do diretor de fotografia Breno Silveira (Carlota Joaquina, Eu Tu Eles).

Assista ao trailer

O popular está no argumento, a vida de uma das duplas sertanejas de maior sucesso no país, Zezé Di Camargo e Luciano. O erudito está na opção de não ceder ao apelo fácil de procurar seduzir apenas os milhões de fãs da dupla, resultando num filme bem-produzido técnica e dramaturgicamente.

Caminhando nessa linha fina, Silveira faz um trabalho digno e emocionante, que pode agradar mesmo quem tem horror a música sertaneja.

Tal caminho já foi trilhado com esmero há 26 anos por Estrada da Vida, de Nelson Pereira dos Santos, com a dupla Milionário e José Rico.

Silveira fez uma aposta certa numa narrativa emotiva, mas não piegas, nutrida pela figura de um agricultor, Francisco Camargo (Ângelo Antônio), que vive no interior de Goiás e cultiva com garra uma única obsessão: tornar seus dois filhos mais velhos, Mirosmar (Dablio Moreira) e Emival (Marcos Henrique), em uma dupla de cantores de sucesso.

Os dois meninos levam jeito para a coisa e se apresentam em rodoviárias. Logo chega um empresário (José Dumont) que os leva, já com o nome de Camargo e Camarguinho, para longas turnês pela estrada - onde, é claro, fica com a maior parte do dinheiro, dando apenas cama, comida e roupa aos dois meninos longe dos pais.

Uma tragédia na estrada interrompe aquela que parecia uma carreira ascendente. Adulto, Mirosmar (Márcio Kieling) vai para São Paulo, casado com Zilu (Paloma Duarte). A música nunca vai deixar a vida dele.

Mas está escrito que ele só vai ter um sucesso estrondoso quando se juntar novamente a um parceiro: seu irmão Welson (Thiago Mendonça), que estará ao seu lado quando a canção É o Amor estourar nas paradas, vendendo um milhão de discos, em 1990. O nome da nova dupla: Zezé Di Camargo e Luciano.

Uma parte do êxito do filme sem dúvida se deve ao acerto no casting dos dois garotos, que seguram metade da história com total espontaneidade.

A família Camargo, onde deve se destacar também a intensa interpretação de Dira Paes como a mãe, ganha toda a credibilidade na tela como um grupo de pessoas comuns, mas cheias de brilho e vontade.

Mais informações sobre o filme no site oficial: www.2filhosdefrancisco.com.br.

 
Ficha Técnica
Titulo original 2 Filhos de Francisco
Gênero Drama
Ano 2005
País de origem Brasil
Distribuidora Columbia Pictures
Duração 132 min.
Cor Colorido
Diretor Breno Silveira
Elenco Ângelo Antônio, Dira Paes, Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Paloma
Opinião dos usuários ÓTIMO Votar

Fechar
2 Filhos de Francisco Enviar nota