inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 9 - A salvação

Comentários
 0
  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

9 é uma criaturinha estranha. Pequeno e feito de estopa, ele possui um zíper em sua barriga, dois olhos grandes em forma de obturador de câmera fotográfica que, quando se abrem, veem um mundo pós-apocalíptico, dominado por máquinas, onde seus oito antecessores tentam sobreviver a monstros mecânicos.

Este é o cenário no qual se desenvolve a animação 9 - A Salvação, criada por Shane Acker a partir de seu curta homônimo, que foi indicado ao Oscar em 2006, com produção de Tim Burton (A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver) e do russo Timur Bekmambetov.

No longa, que estreia em todo o país em cópias dubladas e legendadas, o diretor expande seu filme original (disponível na internet), dando voz aos personagens e aprofundando as situações, além de trabalhar mais no visual.

O personagem 9 (Elijah Wood, na versão legendada / Vagner Abiate Fagundes, na brasileira) acorda nesse mundo e logo encontra o 2 (Martin Landau / Marcelo Pissardini), que o ajuda a encontrar sua voz. O novo amigo é capturado por uma criatura mecânica. Entra em cena outro homenzinho minúsculo como 9 e 2 - trata-se de 5 (John C. Reilly / Marcelo Campos). Aos poucos, o pequeno protagonista descobre um grupo igual a ele.

O líder é o 1 (Christopher Plummer / Gileno Santoro), que prefere esconder-se no interior de uma catedral destruída a desbravar o mundo. Outros não compartilham dessa opinião. Os gêmeos e mudos 3 e 4 são curiosos e investigam tudo. Já a número 7 (Jennifer Connelly / Leticia Quinto) é especialista em artes marciais e vive distante do grupo.

Com um roteiro escrito por Pamela Pettler (A Noiva Cadáver), 9 - A Salvação nem sempre consegue manter o mesmo ritmo ao longo de quase 80 minutos. Algumas discussões, um tanto quanto filosóficas, e um final meio místico poderiam até afetar a qualidade do trabalho. Mas a forma como Acker se atém à sua integridade artística é um indiscutível mérito.

Relacionando-se com a pintura, a literatura fantástica, primórdios da animação e os totalitarismos do século passado, 9 - A Salvação é uma parábola sobre a desumanização em contraposição ao avanço da tecnologia.

Uma história ao mesmo tempo empolgante e enigmática, o filme pode assustar as crianças pequenas, com seu visual soturno, seu humor retraído e a falta de figurinhas fofas - apesar do fato de os homenzinhos serem engraçadinhos de uma forma estranha.

Os adultos, porém, terão muito mais o que aproveitar nesse filme, tanto das suas discussões sobre os avanços tecnológicos quanto de suas imagens sombrias. Não por acaso, 9 - A Salvação vai muito bem ao gosto de seu produtor Tim Burton, embora deixe de lado um pouco do humor cínico dos filmes do cineasta.

 
Ficha Técnica
Titulo original 9
Gênero Infantil
Ano 2009
País de origem Estados Unidos
Distribuidora PlayArte
Duração 79 min.
Cor Colorido
Som DTS Dolby Digital
Diretor Shane Acker
Elenco Elijah Wood, John C. Reilly, Jennifer Connelly (vozes)
Opinião dos usuários ÓTIMO Votar

Fechar
9 - A salvação Enviar nota