inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho

Comentários
 0
  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os filmes sobre violência são quase um gênero no cinema brasileiro contemporâneo. Gênero que rendeu ao menos dois títulos marcantes: Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007). 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado, do diretor Caco Souza, que estreia nesta sexta-feira (6), poderia facilmente se inserir entre estes "clássicos". Afinal, conta o surgimento da organização criminosa Comando Vermelho, nos anos 70, em plena ditadura militar, no presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e mostra como a convivência entre presos políticos e comuns deu no que vemos hoje em dia: bandidos treinados e bem aparelhados a desafiar o poder público.

» Veja mais fotos do filme
» vc repórter: mande fotos e notícias

O mentor da trupe é William da Silva Lima (Daniel de Oliveira, no ar atualmente como o Agnello da novela Passione), assaltante de bancos que numa temporada na Ilha Grande passa a reinvindicar, para ele e para seus companheiros, por regalias iguais às dos presos políticos. O filme se baseia no relato autobiográfico homônimo escrito pelo próprio William.

História semelhante foi contada pela diretora Lúcia Murat no sensível e pouco visto Quase Dois Irmãos (2004). O ponto de vista, no entanto, era o dos militantes de esquerda, que compartilhavam seus ensinamentos de guerrilha com os outros detentos, e a abordagem oscilava entre o drama político e o social. 400 Contra 1 enfoca o lado dos bandidos, que envergando estilosos ternos e óculos escuros assaltavam bancos para garantir o próprio sustento e dos companheiros, além de deixarem uma quantia para a "caixinha" da organização.

Tal enredo é narrado com uma linguagem pop que não dispensa a trilha sonora sacolejante de soul e funk, montagem acelerada e inúmeros flashbacks em meio a alguns banhos de sangue. Tudo para tornar o produto atraente aos olhos do público que hoje em dia lota os multiplexes. Mas os vaivéns no tempo também dificultam o entendimento da trama pelo espectador, que lá pelas tantas já não sabe em que ano está correndo determinada ação.

Os atores (Daniela Escobar, Fabrício Boliveira, Branca Messina e até a cantora Negra Li, numa pequena participação) defendem seus personagens com empenho, mas o mesmo cuidado dedicado à parte visual não se aplica ao roteiro. Os tipos são unidimensionais, sem qualquer motivação para agirem daquela forma, e os diálogos não melhoram em nada a situação.

O esforço em se fazer um policial à brasileira é louvável e compreensível num mercado que ainda produz escassos sucessos de bilheteria e tenta se firmar como indústria, mas parece um desperdício resumir uma trama tão complexa e necessária em apenas alguns tiroteios e mortes em ritmo de videoclipe.

 
Ficha Técnica
Titulo original 400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho
Gênero Ação,Brasil
Ano 2010
País de origem Brasil
Distribuidora PlayArte
Duração 95 min.
Cor Colorido
Diretor Caco Souza
Elenco Daniel de Oliveira, Daniela Escobar
Opinião dos usuários BOM Votar

Fechar
400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho Enviar nota