inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 180º

Comentários
 0
'180º' Eduardo Moscovis e Malu Galli como dois dos três protagonistas Foto: /
'180º' Eduardo Moscovis e Malu Galli como dois dos três protagonistas Foto: /

180º, o primeiro longa-metragem do diretor carioca Eduardo Vaisman é um filme difícil de ser classificado, o que é inversamente proporcional ao quanto é fácil desvendá-lo. Se surge a dúvida de em que gênero encaixar o filme: policial? Suspense? Romance? Ou Thriller?, é tranquilamente possível chegar ao seu desenrolar, um tanto quanto óbvio, nos primeiros 30 minutos de exibição.

A história nasce com um batido triângulo amoroso, desta vez entre jornalistas, e vai desembocar em um enredo de plágio de um livro, também envolvendo os três protagonistas. Anna (Malu Galli) e Russell (Eduardo Moscovis) trabalham na mesma redação de jornal e vivem juntos. Bernardo (Felipe Abib) começa a trabalhar lá também, como estagiário, e logo se torna amigo de Anna.

A relação do casal, que até então parecia perfeitamente feliz, é abalada pela morte do pai de Russell, que a partir daí, decide largar a carreira, se mudar para o sítio que pertencia ao pai, no interior, e assumir os negócios envolvendo uma plantação de laranjas. Anna, então, decide abrir sua própria editora e passa a publicar livros, até quando chega em suas mãos uma obra escrita por Bernardo, a partir de uma caderneta que ele diz ter achado na rua. O livro se torna um best-seller, Ana se envolve com Bernardo e de repente ele passa a receber ameaças do dono da caderneta, que reivindica os direitos autorais das ideias contidas ali.

Aproveitando-se desta confusão, o diretor começa com uma sequência interminável de flashbacks e constrói toda a trama em cima disso, possivelmente na intenção de fazer com que as aparências enganem o público e o façam ir mudando de opinião. A construção, no entanto, não alcança o sucesso, à medida em que os olhares e reações dos personagens simplesmente não encaixam com as falas dos mesmos.

A edição de som do longa também atrapalha esse desejo do diretor, já que antes mesmo das mudanças entre passado, presente e pensamentos dos protagonistas, é possível notar que alguma "reviravolta" está por vir, anunciada pela repentina, e nada suave, mudança no tom da trilha. Tudo em 180º parece servir apenas para dar um "certo charme" à obra, mas não consegue segurar o espectador e fazê-lo entrar no "suspense".

 
Ficha Técnica
Titulo original 180º
Gênero Drama
Ano 2011
Duração 85 min.
Diretor 180º
Elenco Malu Galli, Eduardo Moscovis, Felipe Abib
Opinião dos usuários Não classificado Votar