inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 Indomável sonhadora

Comentários
 0
  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A história de uma pequena menina chamada Hushpuppy (Quvenzhane Wallis), que vive em uma remota terra ao sul dos pantânos da Lousiana, é tão ambiciosa que se torna incrível o fato de ela ser contada no longa-metragem de estreia do diretor nova-iorquino Benh Zeitlin. Trabalhando em um roteiro que coescreveu com a amiga Lucy Alibar, autora da peça original na qual o filme se baseou, ele mistura com habilidade o sentimento das maravilhas da infância com a difícil realidade do mundo adulto em Indomável Sonhadora.

Aliado à maravilhosa fotografia de Ben Richardson e às surpreendentes atuações de um casal de inexperientes atores, o longa consegue ser ao mesmo tempo idílico e brutal, fantasioso e poderosamente emotivo. Wallis, que tinha apenas 6 anos no início das filmagens, possui uma presença feroz muito além da sua idade, com seus cabelos selvagens, olhos brilhantes e doçura de menina. Sua personagem, Hushpuppy, é a figura central desse conto de fadas, apesar de não ser nenhuma donzela em perigo, algo que fica bem claro desde os minutos iniciais em cena.

A mãe da protagonista a deixou há anos, quando ainda era quase um bebê. Agora, ela e seu pai, Wink (Dwight Henry), vivem juntos na modesta e bela ilhota de Jean Charles, onde ela precisa descobrir como sobreviver por si, já que seu genitor está doente, enfrentando um pesado caso de alcoolismo.

No entanto, mesmo antes de o vício do pai chegar ao auge, a relação entre ele e a filha nunca foi das mais comuns. Em vez de viverem lado a lado, cada um mora em trailers separados, como se fossem vizinhos. Além disso, negligente, Wink às vezes desaparece por dias. Ainda assim, quando está por perto, ensina a menina a ser uma pessoa forte e procura protegê-la de sua própria maneira, muitas vezes errática.

Assim como Wallis, o intérprete do pai da protagonista, Henry, impressiona por nunca ter atuado na vida em alguma produção. O diretor Zeitlin o conheceu na padaria que ele dirige em Nova Orleans e, interessado por seu tipo, o convenceu a fazer parte do longa. E sua presença realmente acrescenta um ar a mais de autenticidade a ela.

Ambientado no Estado que viu sua maior cidade ser praticamente devastada pelo furacão Katrina, em 2005, o longa faz um paralelo com o ocorrido com seus cidadãos após a tragédia - sem nunca, no entanto, citá-la: assim como seus amigos e conhecidos, os dois protagonistas possuem um senso de orgulho e territorialismo que os impede de deixar a ilhota. Para eles, não há motivos para ir embora, é necessário se manterem firmes. O mesmo que ocorreu em Nova Orleans.

Indicado a 4 Oscar, incluindo melhor atriz (Quvenzhane Wallis), Indomável Sonhadora já é considerado um dos melhores filmes do ano e estreia no Brasil no dia 22 de fevereiro.

 
Ficha Técnica
Titulo original Beasts of the Southern Wild
Gênero Drama
Ano 2011
País de origem Estados Unidos
Distribuidora Imagem
Duração 92 min.
Diretor Benh Zeitlin
Elenco Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Lowell Landes, Levy Easterly
Opinião dos usuários REGULAR Votar

Fechar
Indomável sonhadora Enviar nota