> Cinema  > Filme

  notícias por e-mail fale conosco rss  
 Especiais
Berlim 2009
Festival de Cannes
Festival de Gramado
Globo de Ouro 2009
Oscar 2009

 Sites Relacionados
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
TV
Guia de Cidades
Séries de TV
Sonora


 Notícias por E-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail

 Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!


Filmes
O Plano Perfeito

Título original
Inside Man
Gênero Suspense
Ano 2006
País de origem Estados Unidos
Distribuidora UIP
Duração 91 min.
Classificação 14 anos
Cor Colorido
Diretor Spike Lee
Elenco Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster e Waris Ahluwalia
Vídeos Veja o trailer
 Dê sua opinião
Onde ver Clique aqui e saiba onde este filme está passando
Resenha
O Plano Perfeito é thriller de peso de Spike Lee
Divulgação
Cena do filme
O Plano Perfeito é o título sem graça de um thriller de peso, que também é o filme mais comercial que Spike Lee já dirigiu.

Assista ao trailer

Tudo dá certo na fita. Tem um elenco sólido com Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster; um roteiro cuidadoso e atento assinado por Russell Gewirtz; e uma produção lindamente calibrada para sua história e estrelas.

Esse é o filão que todo diretor de ação e suspense procura e Lee, que não costuma trabalhar com esse gênero, saiu-se muito bem na empreitada. As bilheterias devem ser fortes, mas podem ser ainda mais rentáveis se o marketing e a campanha promocional da Universal conseguirem convencer um amplo grupo de espectadores de que esse é o filme que eles querem ver.

O Plano Perfeito usa um material tão familiar que chega a ser trivial - um roubo de banco, um impasse com reféns e corrupção ao estilo de Nova York, elementos que trazem um brilho nostálgico dos anos 1970 -, só para virar tudo pelo avesso, a fim de que o filme realmente termine dizendo algo sobre a cultura norte-americana em 2006.

Sem forçar demais, o filme é o anti-Crash - No Limite. Não que O Plano Perfeito esteja isento das tensões raciais e dos flashes ocasionais de preconceito, mas termina por abarcar a enorme diversidade étnica e cultural que forma Nova York e, por extensão, a América.

A trama é tão familiar que Lee e Gewirtz realmente passam correndo por ela. Quatro bandidos - Ok, trata-se realmente de três caras e uma garota - atacam uma filial bancária em Manhattan disfarçados de pintores. Eles mantêm cerca de 50 pessoas reféns, preocupando a polícia de NY. O problema é que nada sai como esperado - seja para um roubo a banco ou para um filme de roubo a banco.

Apesar de toda a tensão crescente, lindamente orquestrada por Lee, Gewirtz deixa muitos buracos na história. Isso significa que há espaço de sobre para desenvolver mais tarde personagens ou temas. No fim, essas lacunas terminam sendo mais do que meros buracos. Há uma agenda dentro dessa trama intricada e esperta.

Ajudando Lee, cuja direção nunca foi mais astuta, estão o desenhista Wynn Thomas, que mantém um sentimento claustrofóbico quase que dilatável; o cinegrafista Matthew Libatique, que coloca na tela tons sombrios e saturados que dão a aparência de irrealidade; e a trilha sonora de Terence Blanchard, que é quase um personagem.

Reuters





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade