65º Globo de Ouro

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65º Globo de Ouro

Sábado, 12 de janeiro de 2008, 20h22

Globo de Ouro cercado por polêmicas gera perdas milionárias

Perdas que superam os US$ 60 milhões de uma possível batalha legal entre a emissora de televisão NBC e os produtores da frustrada festa do Globo de Ouro são as primeiras conseqüências do cancelamento do evento, disseram especialistas no assunto.

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"São muitos os que estão sofrendo, em Los Angeles, as conseqüências econômicas da anulação da festa", afirmou Jack Kyser, economista-chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Los Angeles.

Para ele, os prejuízos do que seria um dos finais de semana mais glamorosos do ano serão muito grandes.

Após a decisão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood de transformar a entrega dos prêmios em uma simples leitura dos vencedores aberta a todos os meios de comunicação, fala-se agora em uma dura batalha judicial entre a NBC - proprietária da transmissão -, a própria Associação e os produtores da festa.

Los Angeles aguarda com expectativa todos os anos a realização do Globo de Ouro para embolsar, no mínimo, US$ 60 milhões entre a receita da própria cerimônia e as despesas das festas em que os estúdios homenageiam seus premiados.

"Em Los Angeles estão todos surpresos e insatisfeitos", disse Kyser, lembrando que a situação afeta, principalmente, os hotéis de Beverly Hills - que tiveram canceladas entre 30% e 50% das reservas para este fim de semana.

"Perdemos cerca de 25 quartos por noite, o que chega a 100 neste fim de semana, e deve-se levar em conta que cada quarto perdido representa em média mais de US$ 200", lamentou Ryan Lyden, diretor de vendas de um dos hotéis que o grupo Marriott possui em Beverly Hills.

Primeiro, a festa foi cancelada por causa da greve de roteiristas.

Agora que os grevistas anunciaram que não vão boicotar a entrevista coletiva, o enredo parece não ter fim. Por isso, a Associação de Imprensa Estrangeira deverá se preocupar, também, com os possíveis problemas que a NBC pode provocar, indicaram hoje vários veículos de Hollywood.

A rede de TV quer enfrentar judicialmente a associação de jornalistas e os organizadores da cerimônia, a Dick Clark Productions, depois que a produtora pediu, de última hora, US$ 1 milhão ao canal para que continuasse sendo o único a deter os direitos de transmissão da entrevista coletiva.

A NBC, que a cada ano gasta US$ 4 milhões para transmitir os prêmios, se recusou a pagar US$ 1 milhão a mais e, com isso, optou-se por abrir o evento a todos os veículos de comunicação.

"O canal queria contar com três horas transmissão exclusiva disfarçadas de entrevista coletiva", afirmou a produtora, em comunicado, para justificar a decisão de abrir o evento.

"A Associação de Imprensa Estrangeira e a Dick Clark Productions acharam o acordo injusto", acrescentou.

Enquanto as principais emissoras americanas, como a CNN e a Fox, apressam-se em enviar equipes para cobrir o evento, o mal-estar na NBC é visível.

Fontes da emissora dizem que seus prejuízos podem alcançar os US$ 10 milhões, e por isso não se descarta a hipótese de o canal iniciar ações legais.

EFE

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