PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Walter Lima Jr. dedica troféu a Eduardo Abelin

13 ago 2009 - 00h56
(atualizado às 03h36)
Compartilhar

Walter Lima Júnior (Os Desafinados, 2008) dedicou o troféu Eduardo Abelin, recebido na noite desta quarta-feira no 37º Festival de Gramado, ao próprio Eduardo Abelin. Segundo o diretor, ele teve pelo menos três encontros com o homem que é considerado um precursor do cinema gaúcho.

Na infância, Walter Lima Júnior chegou a assistir filmes em um caminhão montado com uma sala de cinema em Niterói. Só depois que ele descobriu que esse caminhão pertencia a Eduardo Abelin, que fazia exibições para a comunidade. Anos depois, o diretor escreveu um roteiro de Sonho Sem Fim (1986), documentário que conta a história do gaúcho. "Agora estou levando ele pra casa", brincou.

Walter Lima Júnior fez um discurso emocionado no palco do Palácio dos Festivais. "Louvo o festival por ter criado um prêmio que honra a memória de um pioneiro", disse. "Sempre a gente se prepara, mas sempre se emociona. Eu sou do tipo que se emociona."

O cineasta tem mais de 40 anos de carreira e uma filmografia que inclui o clássico pós-ditadura Brasil, Ano 2000 (1969), Lira do Delírio (1978) e Menino do Engenho (1965).

O diretor Walter Lima Jr. recebe seu troféu
O diretor Walter Lima Jr. recebe seu troféu
Foto: Edison Vara/Press Photo / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade