PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

'A Invasão do Alegrete' transforma rivalidade histórica em humor

13 ago 2009 - 02h35
(atualizado às 03h35)
Compartilhar

Se você não mora no Rio Grande do Sul, provavelmente não deve conhecer essa história, mas dizem que existe uma rivalidade histórica entre os municípios vizinhos de Uruguaiana e Alegrete, situados no Estado. Se hoje essas brigas são levadas como folclore, o diretor Diego Müller acaba de imortalizar a fama das duas cidadezinhas com o curta A Invasão do Alegrete, exibido nesta quarta-feira (12) no Festival de Cinema de Gramado.

» 'Josué e o Pé de Macaxeira' dá tom brasileiro a fábula

» 'Teresa' segue fórmula que tem dado certo

» 'O Teu Sorriso': cotidiano de casal da 3ª idade

» Massacre de índios é tema de 'Corumbiara'

O filme é ambientado na década de 1940, quando Alegrete recebe seu primeiro telefone público. Sabendo da novidade, dois uruguaianenses resolvem estrear o aparelho passando um trote: Uruguaiana vai invadir o Alegrete.

Essa premissa divertida dá vigor à história, que se preocupa bastante em fazer uma homenagem ao Alegrete - o cineasta recebeu todo o apoio da prefeitura. Müller fez questão de adotar um tom teatral, que dá charme ao seu trabalho. A cenografia é toda feita para reproduzir o clima de teatro filmado.

A Invasão do Alegrete começou a sair do papel em 2001. O curta seria rodado em Porto Alegre, mas a comunidade do Alegrete fez de tudo para que eles conseguissem filmar na cidade, segundo palavras do próprio Müller.

Talvez por ser um filme de grande identificação dos gaúchos, os risos predominaram durante a exibição no Palácio dos Festivais. Pela produção caprichada, deve ser um forte candidato a vencer a Mostra Gaúcha de filmes.

A Invasão do Alegrete, de Diego Müller
A Invasão do Alegrete, de Diego Müller
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade