PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gramado chega ao fim com pouco frisson e polêmicas

15 ago 2009 - 02h24
Compartilhar

Ainda falta a sagrada premiação, mas podemos dizer que a 37ª edição do Festival de Gramado chegou ao fim. Enquanto parte dos organizadores tenta recuperar, ao máximo, a representatividade de Gramado em relação a outros festivais nacionais, uma outra parte parece se apoiar no frisson do tapete vermelho - que é e provavelmente sempre será a grande atração do evento.

Festivais legais como a Mostra de SP, por exemplo, conseguiram alcançar o sucesso pelo simples fato de trazer filmes que nunca seriam vistos em terras nacionais a um público interessado em curtir cinema. Gramado nunca foi assim. Mais de 80% do evento é voltado para convidados e jornalistas - mais de 700, segundo informações dos organizadores. Curiosamente, nem metade deles consegue ingressos para entrar no Palácio dos Festivais ¿ ainda que a fiscalização seja curta. Já a grande maioria dos pagantes fica no saguão, na busca de tirar uma foto com seu ídolo.

Este ano, mesmo com a presença do "não me toque" de Xuxa, o festival pareceu menos brilhante. Talvez pela temperatura amena, que por, ironia do destino, tirou o "glamour" de quem esperava desfilar com seus casacos de pele pela Rua Coberta, onde o tapete vermelho é estendido.

A seleção de filmes também não teve grandes destaques, com exceção de alguns estrangeiros, como Gigante e A Teta Assustada, e o documentário nacional Corumbiara, um ótimo trabalho de jornalismo investigativo, mas com pouca expressão cinematográfica.

Até os curtas, que davam vigor à programação, ficaram ofuscados. É verdade também que Gramado estava mais vazia, o que pode ter prejudicado a edição. Fora isso, foi como todos os anos. A mesma organização, os mesmos espaços, as mesmas pessoas.

Para quem curtia a pequena distância entre o Centro de Eventos (onde acontecem debates e exposição de estandes) e o Palácio dos Festivais, uma baixa: a central foi mudada para a Expogramado, um pouco longe para ir a pé. O jeito era pegar as vans que a organização disponibiliza, que nem sempre passa nos horários programados.

A premiação dos melhores do ano acontece a partir das 21h. O Terra fará a cobertura direto do Palácio dos Festivais. Aguarde também mais informações sobre tudo o que rolou no evento desde domingo (9).

Xuxa em Gramado
Xuxa em Gramado
Foto: Felipe Panfili / AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade