> Diversão > Cinema  > Festival de Gramado
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV

Festival de Gramado
Terça, 24 de agosto de 2004, 16h02  Atualizada às 17h30
Equipe de Filhas do Vento decide ficar com Kikitos
 
PressPhoto/Divulgação
Cena do filme  Filhas do Vento : polêmica em Gramado
Cena do filme Filhas do Vento: polêmica em Gramado
 Últimas de Festival de Gramado
» Gramado sofre com perda de prestígio mas ainda exibe bons filmes
» Ex-BBBs tomam conta do tapete vermelho de Gramado
» 'Bróder' conquista três Kikitos e vence o Festival de Gramado
» 'Menina de Ouro' da Nicarágua encerra competição em Gramado
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O diretor de Filhas do Vento, Joel Zito Araújo, um dos vencedores do Festival de Gramado deste ano, aceitou os argumentos apresentados pelo presidente do júri, o crítico Rubens Ewald Filho, e decidiu ficar com os prêmios que recebeu, após ameaçar devolvê-los na segunda-feira.

"Foi um mal-entendido", diz Rubens Ewald Filho

"Nada me deixa mais encantado diante de um ser humano, nada me provoca mais respeito quando vejo uma atitude reparadora e digna diante de um grande equívoco", disse o diretor à Reuters na terça-feira. O filme recebeu seis Kikitos, nome dos prêmios do festival.

A polêmica começou com uma entrevista de Rubens ao Jornal do Brasil, publicada na segunda-feira, logo após a divulgação oficial dos prêmios, no domingo.

Na entrevista, Rubens justificava o resultado como "uma premiação totalmente planejada" e que "não foi à toa que demos prêmios para seis atores negros num estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro."

Em um artigo assinado por Rubens nesta terça-feira, ele teceu muitos elogios a Filhas do Vento, descrevendo os 15 minutos iniciais como verdadeira obra-prima.

"Em momento nenhum houve condescendência, paternalismo; o fato de (os atores) serem negros nem sequer foi levantado. Até mesmo porque esse é um dos méritos do filme. Eles são antes de tudo humanos, brasileiros, gente como a gente. E por isso mesmo admiráveis", escreveu o presidente do júri.

O diretor revelou que recebeu um telefonema de Rubens e cópia do texto do artigo que foi repassado para a imprensa.

"Para todos nós, diante da digna ação de Rubens, está encerrada a polêmica", concluiu Joel Zito.

Filhas do Vento foi premiado por melhor diretor, melhor atriz (dividido entre Ruth de Souza e Léa Garcia), ator (Milton Gonçalves), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), atriz coadjuvante (dividido entre Taís Araújo e Thalma de Freitas). A produção também recebeu o prêmio da crítica.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade