Sites relacionados
Gramado 2004
Gramado 2003
Gramado 2002
Gramado 2001
Gramado 2000

 Notícias por e-mail

Receba as últimas notícias no seu e-mail


 Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões. Participe!

Festival de Gramado 2005
Segunda, 15 de agosto de 2005, 10h06  Atualizada às 10h06
Mostra de Animação estréia em Gramado
 
 Últimas de Festival de Gramado 2005
» Repórter Vesgo "ganha Kikito" em Gramado
» Novo "Gaijin", de Tizuka Yamazaki, se consagra em Gramado
» Cambistas vendem ingressos a R$ 80 para final em Gramado
» Turma do Pânico altera rotina de Gramado
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A 33ª edição do Festival de Gramado apresenta uma novidade: a Mostra de Animação, que terá filmes e vídeos brasileiros premiados, consagrados e inéditos nos eventos brasileiros e mundiais do gênero entre os anos de 2002 e 2005.

Mais de 150 filmes foram inscritos para a mostra. A organização do festival selecionou 36 curtas-metragens em 35mm, 16mm e digital, alguns deles já premiados. Também foram escolhidos 16 filmes para a Mostrinha de Animação (aberta ao público infantil, com censura livre).

Duas atrações do segmento são do diretor Ítalo Cajueiro, que terá dois de seus filmes em exibição: os premiados A Moça que Dançou Depois de Morta e O Lobisomem e o Coronel. O primeiro recebeu 15 prêmios e o segundo estourou a marca das 20 aclamações no Brasil e no mundo.

Junto à Mostra de Animação, acontecem debates e palestras com as presença de realizadores locais, do animador e presidente da Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA), Andrés Lieben, da produtora paulista de animação Mayra Lucas, do diretor Ítalo Cajueiro e outros nomes que ainda devem ser confirmados.

Faz também parte do Gramado Cine Vídeo, o Festival do Vídeo Brasileiro Universitário e Independente; Seminário da ABTU ¿ Associação Brasileira de TVs Universitárias; apresentação do projeto Cine Viagem Latino; debates sobre o Audiovisual; oficinas e palestras na área de Cinema, Vídeo e Televisão; projeto Revelando os Brasis, da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura; Mercado do Audiovisual, uma feira onde empresas de equipamentos, produtoras independentes, TVs Universitárias e prestadores de serviços cinematográficos expõem e divulgam seus produtos e serviços; e as Oficinas Comunitárias de Vídeo, direcionadas aos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas da região.

O Gramado Cine Vídeo acontece paralelamente ao 33º Festival de Cinema de Gramado, de 15 a 20 de agosto, no Centro de Eventos da UFRGS.
 

Redação Terra