Festival de Gramado


Festival de Gramado

Domingo, 19 de agosto de 2007, 03h28  Atualizada às 10h02

'Minha história eu já fiz', diz manifestante

Danilo Lima
Direto de Gramado
Marcelo Pereira/Terra

Sobrinho é retirado do Palácio dos Festivais por seguranças
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O escritor Elias Vidal Sobrinho, que na noite deste sábado invadiu a cerimônia de encerramento do 35º Festival de Cinema de Gramado, para fazer um protesto contra a prefeitura da cidade, diz que "já fez sua história" e que agora depende da boa vontade dos órgãos públicos.

» Veja a foto ampliada
» Veja mais fotos
» Manifestante interrompe premiação em Gramado
» Confira a lista dos indicados

Sobrinho alega que é o criador do "caminho das estrelas", uma espécie de "calçada da fama" montada nos arredores do Palácio dos Festivais, com placas feitas de bronze.

"A causa é que pegaram meu projeto, que eu fiz pensando em instituições de caridade e transformaram em um altar para entrar dinheiro de políticos e artistas. Eu não tenho nada contra isso, mas acho que calçada da fama é para o pessoal que faz a película", disse, defendendo o cinema alternativo.

O escritor mora em Gramado com os três filhos e a mulher e trabalha declamando poesias pelos bares e restaurantes da cidade. "À noite eu declamo para casais e vendo meus cartões com fotos daqui e meus poemas escritos atrás", diz.

Mesmo com a manifestação, Sobrinho é famoso pelas redondezas, onde é conhecido como "o poeta". Para ele, este foi um dos motivos pela qual ele não foi repreendido pelos seguranças que o tiraram do Palácio dos Festivais.

"Tem muita gente que me ignora aqui. Eles vêem que eu estou ganhando uns dez reais para vender meus cartões e me impedem de entrar nos restaurantes", critica.

Com a manifestação, Sobrinho quer repercussão para poder brigar com a prefeitura. Antes de pintar seu rosto e se cobrir com uma bandeira do Rio Grande do Sul, pegou alguns documentos que comprovariam que ele é o criador do "caminho das estrelas".

Além de causar rebuliço no festival de cinema, o escritor ganhou alguns fãs, que foram elogiar sua atitude, pediram para tirar fotos e conversar com o novo "astro" de Gramado.

Redação Terra